
Reconheço que o Facebook nos trouxe vários benefícios, nomeadamente do conhecimento, dos reencontros e da divulgação de poetas e escritores, muitos deles desconhecidos do público em geral! Mas como nem tudo é positivo, logo temos também a outra parte negativa… Falo neste caso, do contributo que dá para o mexerico, difamação, separação de casais e discussões entre famílias ou simplesmente amigos!
É no meu entender uma faca de dois gumes, que tanto pode servir para repartir, como para triturar… Tudo depende das nossas escolhas, tal como as fazemos no nosso dia a dia, nas necessidades a que a vida nos obriga!
No Facebook, somos amigos em segundos… Enquanto que na vida real, as amizades constroem-se com o tempo, e mesmo assim, sujeitas às mais inesperadas intempéries…
Devo dizer, que o Facebook, já me trouxe encontros de amizades deveras consolidadas! Pessoas das quais bebo as palavras, tais sólidos fortificantes, ou gestos como se se fossem apertados abraços!
Tudo, como na vida tem o seu meio termo! Saibamos fazer disso, não só um passatempo, mas sim também, um meio de aprendizagem para nós próprios e para aqueles que nos rodeiam no dia a dia deste modo virtual!
Fernando Mendonça*
(*) Por opção, o autor rejeita o AO90.
