Dois ex-reclusos que estavam em confinamento obrigatório num hotel em Ponta Delgada, deslocaram-se a outro concelho, com autorização da delegação de saúde, antes de terem testado positivo por COVID-19.
Os dois reclusos, que estavam no Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, foram libertados ao abrigo do perdão de penas, no dia 15 de abril, e transportados para a ilha de São Miguel, onde residem.
À chegada, foram encaminhados para uma unidade hoteleira em Ponta Delgada, onde ficaram em confinamento obrigatório, mas terão tido autorização para visitar a família em Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, apesar de os 6 concelhos da ilha estarem com cerco sanitário.
No dia 18, foram testados por infeção pelo novo coronavírus, no âmbito de um rastreio feito a todos os ex-reclusos libertados recentemente, e tiveram resultado positivo.
Confrontado pelos jornalistas, no ponto de situação diário sobre a evolução do surto de covid-19 na região, o responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, Tiago Lopes, disse que ocorreu um “erro de comunicação” entre as delegações de saúde e a Polícia de Segurança Pública, mas que a situação “já está a ser acompanhada e irá ser devidamente acautelada no futuro”.
“É uma situação que foi acompanhada por parte tanto da Delegação de Saúde de Ponta Delgada, como da Delegação de Saúde da Ribeira Grande, que foi rapidamente detetada, em articulação com a Polícia de Segurança Pública, que nalguma falha de comunicação que terá existido com as delegações de saúde não se terá apercebido de que estes dois casos teriam de ser transportados em viatura que a própria PSP designou para o efeito”, adiantou.
O responsável salientou, por outro lado, que os agentes da autoridade que acompanharam os reclusos de regresso à unidade hoteleira já foram identificados e serão testados e que a viatura será “submetida a todos os processos de limpeza e desinfeção para acautelar qualquer tipo de contágio”.
A Autoridade de Saúde Regional já tinha confirmado que um outro ex-recluso (neste caso com teste negativo à covid-19) tinha tentado fugir duas vezes do hotel em Ponta Delgada, tendo sido “novamente capturado e conduzido à unidade hoteleira”, por agentes da PSP que vigiam o espaço.
A origem da infeção dos dois ex-reclusos com teste positivo ainda não está identificada, mas as autoridades de saúde vão testar todos os reclusos e guardas prisionais da cadeia de Angra do Heroísmo, bem com os passageiros que viajaram no mesmo voo para a ilha de São Miguel e o motorista que transportou os ex-reclusos para a unidade hoteleira.
Foto: © DR | LUSA/PE
