
A plataforma online despedimentos.pt destina-se a mapear os abusos laborais, fornecendo um instrumento de denúncia aos trabalhadores afetados no sentido de reunir informação relevante que permita a proteção dos empregos.
Por forma a mapear os abusos laborais em tempos de pandemia, fornecer instrumentos de denúncia aos trabalhadores afetados e reunir informação relevante que permita a proteção dos empregos, o Bloco de Esquerda (BE) lançou esta quarta-feira, 25 de março, a plataforma eletrónica despedimentos.pt.
O BE diz-se perfeitamente consciente que “responder à pandemia de COVID-19 é uma urgência que convoca todos os esforços, em primeiro lugar no reforço e na proteção dos recursos e dos profissionais do SNS”, afirmando que tem “estado na linha da frente dessa proposta, exigindo a mobilização do Estado na coordenação da resposta ao problema de saúde pública”.
No entanto, alerta que a necessária estratégia de combate à pandemia, com o fecho de serviços não essenciais e a adoção do teletrabalho “não pode, contudo, dar azo ao abuso e que é imperativo travar a vaga de despedimento selvagens e de abusos laborais que se abateu sobre milhares de trabalhadores/as nas últimas duas semanas”.
Com a plataforma hoje disponibilizada, os trabalhadores têm ao seu dispor um recurso para denunciar situações abusivas fazendo chegar esta informação aos bloquistas que comprometem-se a avançar com propostas claras “de proteção do emprego, da proibição dos despedimentos e do relançamento de uma economia com direitos”.
PE
