O caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus COVID-19 nos Açores, uma profissional de saúde, de 35 anos, residente em Portugal continental, que esteve em contacto com um caso confirmado, nos dias 27 e 28 de fevereiro, no norte do país, teve resultado negativo após realização de análises laboratoriais, informa a Autoridade Regional de Saúde, em comunicado.
Até à data foram identificados nos Açores três casos suspeitos, o primeiro na ilha Terceira, um segundo em São Miguel, e ontem, um terceiro na ilha do Pico, referente a uma profissional de saúde residente em Portugal continental, tendo todos casos apresentado resultados negativos após análises laboratoriais.
Segundo dados da Direção-Geral da Saúde, referentes às 17:00 de ontem, foram identificados em território português (continente e ilhas) 117 casos suspeitos de infeção com Covid-19, dos quais 9 apresentaram resultados positivos após análises laboratoriais. Desses 9 casos, 5 foram importados (4 – Itália; 1 – Espanha) e os restantes 4 foram infetados em território nacional devido a ligações com casos confirmados.
Por grupos etários, existe 2 indivíduos do sexo masculino na faixa dos 30 aos 39 anos, 3 indivíduos do sexo masculino e 1 do sexo feminino na faixa dos 40 aos 49; 1 indivíduo do sexo masculino na faixa dos 50 aos 59 e 2 indivíduos do sexo masculino na faixa dos 60 aos 69 anos.
Uma vez mais a Autoridade Regional de Saúde reitera a necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito, em especial a de, em caso de sintomas, não procurar um Hospital ou Unidade de Saúde, mas ligar para a Linha Saúde Açores 808 24 60 24.
GaCS/SRS/PE
