“Recicle no Carnaval, Ninguém Leva a Mal” porque “Em Carnaval de Folia, Até Separa o Tio e a Tia!”. Câmara da Praia segue exemplo de Angra do Heroísmo e no Carnaval 2020 na ilha Terceira “Separar é que está a dar”.
Em 2018, os Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo lançaram a campanha de recolha seletiva “Em Carnaval de Folia, Até Separa o Tio e a Tia!”. Como os bons exemplos são para seguir, a Câmara da Praia através da empresa municipal Praia Ambiente, lança este ano, a campanha de recolha de resíduos “Recicle no Carnaval, Ninguém Leva a Mal”.
No âmbito desta campanha foram entregues 100 contentores recolha de resíduos destinados a embalagens de vidro, plástico, resíduos indiferenciados e também óleo alimentar usado aos salões do concelho, a fim de sensibilizar a comunidade, durante época carnavalesca, para a importância da reciclagem tendo em vista a sustentabilidade ambiental.
O início da campanha foi simbolicamente assinalado na passada sexta-feira, 07 de fevereiro, com entrega de contentores à Associação Filarmónica Cultural Recreativa de Santa Bárbara da Fonte do Bastardo, com a presença do vereador da autarquia praiense, Tiago Ormonde, e do novo presidente do conselho de administração da Praia Ambiente, EM, Rui Luís. Os contentores agora entregues, destinam-se a ser usados já no Carnaval Sénior que neste fim de semana e no próximo animam os salões do concelho da Praia da Vitória.
Segundo uma nota da autarquia, publicada no sítio da Internet, “em 2019, e durante a época de Carnaval, a Praia Ambiente recolheu cerca de nove toneladas de resíduos, sendo que 55% correspondeu a resíduos recicláveis”. Adianta a nota, citando Tiago Ormonde, que estes valores representam “um esforço considerável de todos os envolvidos, nomeadamente os dirigentes e colaboradores das diversas sociedades do Concelho”.
“Esta ação vem reforçar a necessidade de todos contribuirmos para uma maior sustentabilidade ambiental através da reciclagem, concretamente no período de Carnaval, altura em que a produção de resíduos aumenta. Neste sentido, nunca é demais reforçar os meios e a informação necessária a uma correta separação do lixo”, refere ainda Tiago Ormonde, citado na mesma nota.
Durante o período de Carnaval, as equipas de recolha da Praia Ambiente estarão ao serviço com circuitos específicos junto das sociedades locais.
A ação ambiental é complementada por 16 ações de sensibilização e educação ambiental, permitindo a partilha de conhecimentos relativamente à importância da separação de resíduos junto da população.
Foto: © GC-MPV | GC-MPV/PE
