
A Delegação da Associação Portuguesa dos Insuficientes Renais (APIR) dos Açores irá iniciar, no próximo dia 01 de fevereiro, em cooperação com os Corpos de Bombeiros, na ilha de São Miguel, uma formação referente ao Transporte de Doentes Hemodialisados.
Numa primeira fase, o curso será ministrado aos corpos de bombeiros de Ponta Delgada e Vila Franca do Campo e, seguidamente, aos corpos de bombeiros da ilha Terceira.
Segundo o Presidente da Delegação da APIR nos Açores, Osório Silva, é objetivo “chegar a todos os corpos de bombeiros da Região que detêm serviço de diálise nos seus hospitais”.
A formação, que será ministrada pelos enfermeiros João Amaral e Ricardo Dias, pretende também “reforçar a qualidade, segurança e comodidade no transporte dos doentes renais que realizam diálise nos Açores”. “Embora o transporte de doentes não seja considerado uma prestação direta de cuidados de saúde, é estritamente necessário aos mesmos” explicou o responsável da APIR no arquipélago, explicando que a presente formação “irá contribuir significativamente para a adesão ao tratamento de diálise prescrito, reduzindo as desigualdades geográficas e melhorando o acesso à saúde de todos os cidadãos”, salientou.
APIR/PE
