GERINGONÇA / CARANGUEJOLA / CHERINGONÇA

O epíteto “geringonça” foi usado por Paulo Portas, em 2015, num inflamado discurso contra a solução governativa então encontrada em resultado das eleições legislativas daquele ano, que permitiu ao PS, segundo partido mais votado, governar com acordos de incidência parlamentar com o PCP, PEV e BE, os quais, em conjunto, reuniam a maioria absoluta dos deputados com assento parlamentar.
Paulo Portas limitou-se a parafrasear Vasco Paulido Valente, que numa crónica no jornal “Público”, assim designou a aliança dos partidos de esquerda, por a considerar um construção improvisada e com pouca solidez e, por conseguinte, com os dias contados.
Gerigonça é assim, a expressão que a direita encontrou para de forma depreciativa designar o governo de António Costa e seus pares da “esquerda radical”. Contudo, com a solidez da solução governativa e com a aquiescência dessa mesma esquerda, a designação foi perdendo a sua conotação negativa, vindo a ganhar um significado mais positivista. Para tal, muito terá contribuído António Costa, ao afirmar, em pleno debate parlamentar, “é geringonça, mas funciona”.
Assim tanto é, que depois de uma tentativa frustrada de chamar Aliança Democrática ao atual acordo nos Açores das direitas enfileiradas, muitos dos seus defensores já a apelidam de “geringonça”, recusando liminarmente o termo “caranguejola” que, em boa verdade significa o mesmo, mas com odores de maresia, desse imenso mar que rodeia estes nove torrões de lava que lhe faz arquipélago.
Notícias da Treta entende que a solução governativa dos Açores merece uma designação própria, para que não se confunda com a “geringonça portuguesa” como é conhecida além-fronteiras a solução governativa do retângulo, até porque, a solução açoriana rasga ondas de mares “nunca dantes navegados”, que por si só justifica uma denominação própria.
Nesse sentido, Luís Pedro Nunes, diretor do jornal “Inimigo Público”, no último “Eixo do Mal” da SIC, deu um valioso contributo, ao propor que a inédita solução governativa açoriana se designe “cheringonça”. Redação de “Notícias da Treta” não esconde a sua predileção pelo termo “caranguejola”, sobretudo pela sua inspiração marina de dimensão atlântica, mas não deixa de reconhecer que está bem visto!
NT | 24.11.2020
