AGENDA REGIONAL PARA A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL APRESENTA “RESULTADOS POSITIVOS”

A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, apresentou em Ponta Delgada os resultados da avaliação intermédia da Agenda Regional para a Qualificação Profissional – Valorizar os Açorianos, destacando progressos em várias metas definidas para 2025.

A Agenda Regional para a Qualificação Profissional – Valorizar os Açorianos está a produzir “resultados” e a gerar “transformações relevantes” na Região, afirmou a secretária regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro.

De acordo com uma nota de imprensa divulgada na terça-feira, 7 de abril de 2026, pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, a governante apresentou em Ponta Delgada os resultados da avaliação intermédia da estratégia criada em 2022 para reforçar a qualificação e a empregabilidade dos açorianos, bem como valorizar o ensino e a formação profissional na Região.

A apresentação decorreu numa conferência de imprensa que contou também com a participação do diretor regional da Qualificação Profissional e Emprego, Renato Medeiros, e do investigador auxiliar do CIS-ISCTE e coordenador da equipa científica da Agenda Regional, Francisco Simões.

Segundo Maria João Carreiro, “os resultados alcançados reforçam a importância do caminho que está a ser seguido, bem como a adequação desta proposta estratégica aos desafios económicos, sociais e demográficos da Região”, recordando que a Agenda Regional foi projetada com horizonte até 2030.

A avaliação intermédia, coordenada por Francisco Simões, identifica “progressos consistentes” na implementação da Agenda, com “impactos mensuráveis” no reforço da orientação profissional para jovens NEET, desempregados de longa duração e outros públicos vulneráveis, bem como no aumento da visibilidade social do ensino e formação profissional e no crescimento da formação de adultos nos Açores.

Entre os impactos identificados estão também novas práticas colaborativas entre entidades formadoras, escolas e empresas, a valorização dos percursos de ensino e formação profissional, a diversificação da oferta formativa — incluindo na formação inicial — e a modernização dos equipamentos de apoio à formação nas 16 escolas profissionais da Região. A requalificação do Centro de Qualificação dos Açores, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é igualmente destacada.

Segundo a mesma nota de imprensa, cinco das oito metas definidas para 2025 foram já alcançadas ou superadas em 2024. Entre os indicadores apresentados destaca-se a redução da taxa de abandono escolar precoce, que passou de 27% em 2020 para 19,8% em 2024, abaixo da meta de 25%. A taxa de jovens NEET reduziu-se de 19,3% em 2020 para 12,1% em 2024, quando a meta fixada era de 15%.

Também o peso dos desempregados de longa duração no desemprego total da Região desceu de 37,6% em 2020 para 27,5% em 2024, superando a meta de 32%. O número de adultos em atividades formativas em contexto de trabalho aumentou de 450 em 2020 para 2.626 em 2024, acima da meta de 900 para 2025.

No mesmo sentido, o número de adultos com baixas qualificações envolvidos em processos de aprendizagem através da Rede Valorizar passou de 450 em 2020 para 796 em 2024, superando igualmente a meta de 660 participantes.

“O que hoje se observa é uma Agenda Regional em consolidação”, afirmou Maria João Carreiro, sublinhando que esta avaliação intermédia representa um exercício de transparência pouco comum na avaliação de políticas públicas.

A governante considerou ainda que estão reunidas as condições “para entrar numa nova fase de aprofundamento” da Agenda Regional no período entre 2026 e 2030, com medidas como o reforço da governação da estratégia, o reequilíbrio de políticas dirigidas a públicos vulneráveis, a execução do projeto OVER-SEES e a recalibração da oferta formativa.

“Os sinais são positivos e reforçam a confiança numa opção que é estratégica para os Açores. A crescente valorização da qualificação e da formação profissional é um sinal muito positivo para o futuro dos Açores”, concluiu.

© GRA | Foto: SRJHE | PE