
O Presidente do Governo dos Açores presidiu à apresentação da Plataforma Nacional das Cozinhas do Mar, uma iniciativa conjunta com a AHRESP que pretende valorizar os produtos do mar, promover a gastronomia e reforçar a identidade marítima da Região.
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu à apresentação da Plataforma Nacional das Cozinhas do Mar, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal. A sessão decorreu no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, segundo uma nota de imprensa divulgada ontem, terça-feira, 24 de março, pela Presidência do Governo Regional.
De acordo com a mesma fonte, a criação da plataforma resulta do protocolo assinado em fevereiro entre o Governo dos Açores e a AHRESP, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.
Na ocasião, José Manuel Bolieiro destacou que a escolha dos Açores para sede da Plataforma Nacional representa “a valorização de um país inteiro porque tem os Açores e os açorianos no domínio da sua identidade cultural, com a sua identidade de mar que também” a Região possui.
Para o líder do executivo açoriano, esta iniciativa constitui “mais um conteúdo para uma presença nacional”, referindo-se à relevância da chamada economia azul, que considera ter nos Açores um ponto central, bem como aos produtos endógenos ligados ao mar e à dimensão que o arquipélago representa para o país “em identidade e território”.
A Plataforma Nacional das Cozinhas do Mar tem como principal objetivo valorizar, qualificar e promover os produtos do mar, preservando as tradições gastronómicas e incentivando práticas sustentáveis.
Entre as iniciativas previstas está a criação de uma rota de restaurantes dedicados aos produtos do mar locais, a dinamização de experiências gastronómicas — como ‘workshops’ e jantares temáticos — e o desenvolvimento do conceito “Restaurante ao Vivo”, que será replicado nos municípios e nas várias ilhas dos Açores.
José Manuel Bolieiro sublinhou que esta aposta não pretende limitar a oferta gastronómica regional apenas ao mar. “Não estamos a reduzir nem a experiência gastronómica, nem os Açores a este domínio. A Região tem muitos outros domínios onde é competitivo, como o queijo ou a carne. Mas ser a sede nacional da plataforma das cozinhas do mar é, sobretudo, permitir a quem nos visita uma experiência de mar e de produto endógeno vantajosa”, afirmou.
O governante defendeu ainda que o sucesso do turismo depende da capacidade de proporcionar experiências diferenciadoras aos visitantes. Segundo explicou, o negócio turístico não se constrói apenas pela divulgação do destino ou pelas infraestruturas existentes, mas também pelas condições oferecidas para garantir “uma experiência inesquecível e geradora de vontade de regressar”, destacando o papel da gastronomia nesse processo.
Neste contexto, o Presidente do Governo apelou ao poder local para que desenvolva, em parceria com empresários, iniciativas que reforcem a valorização territorial e a qualidade dos produtos endógenos.
A conferência de apresentação contou ainda com a participação do presidente da AHRESP, Carlos Moura, da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, e do Secretário Regional do Mar e Pescas, Mário Rui Pinho, que apresentou uma comunicação dedicada ao tema “O pescado nos Açores”.
Segundo a nota de imprensa, o protocolo celebrado entre o Governo dos Açores e a AHRESP visa reforçar a estratégia regional de desenvolvimento e promoção da autenticidade e sustentabilidade, valorizando os recursos marinhos e o mar enquanto ativo económico, cultural e identitário do arquipélago.
© GRA | Foto: GRA | PE
