LUÍS GARCIA DEFENDE EDUCAÇÃO E PENSAMENTO CRÍTICO NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO

O presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, destacou a importância da educação e do pensamento crítico para enfrentar desafios como a desinformação e o populismo, durante a abertura dos XXX Encontros Filosóficos – Filosofia e Educação, realizados na ilha do Faial.

Segundo uma nota de imprensa divulgada na terça-feira, 17 de março, pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, o responsável falava na sessão de abertura dos XXX Encontros Filosóficos – Filosofia e Educação, que decorreu na Escola Secundária Manuel de Arriaga.

Na sua intervenção, Luís Garcia sublinhou o papel fundamental da educação na consolidação da democracia, defendendo que “uma Autonomia forte se constrói com cidadãos informados, críticos e participativos”.

O presidente do parlamento açoriano alertou ainda para os desafios colocados pela disseminação de informação no contexto digital. “Nunca foi tão importante distinguir entre o que é verdadeiro e o que é falso”, afirmou, acrescentando que “é na escola que essa capacidade se constrói”.

Dirigindo-se aos alunos presentes, destacou também o papel determinante dos professores no processo educativo. “Antes de qualquer profissão existir, há sempre um professor”, afirmou, sublinhando que é na sala de aula que se desenvolvem o espírito crítico, a autonomia de pensamento e o sentido de responsabilidade cívica.

O responsável valorizou igualmente a realização dos encontros filosóficos, considerando que estas iniciativas constituem “espaços fundamentais de reflexão e debate, que incentivam o pensamento livre, o questionamento e a participação cívica”.

“Educar para pensar é, talvez, a forma mais poderosa de preparar o futuro”, concluiu Luís Garcia.

© ALRAA | Foto: ALRAA | PE