PSD/AÇORES QUER SABER QUANDO AVANÇA REMODELAÇÃO DA AEROGARE DE SÃO JORGE

O deputado do PSD/Açores Paulo Silveira entregou um requerimento na Assembleia Legislativa a questionar o Governo Regional sobre o calendário e as condições para a concretização da remodelação da Aerogare do Aeródromo de São Jorge, considerando tratar-se de um “investimento fundamental” para responder ao crescimento do movimento de passageiros na ilha.

De acordo com a nota de imprensa divulgada ontem, quinta-feira, pelo Gabinete de Imprensa do PSD/Açores, o parlamentar eleito pelo círculo de São Jorge reforçou “a importância e a necessidade de se avançar” com a obra, sublinhando que o aeródromo tem registado um aumento significativo de utilizadores.

“Trata-se de um investimento fundamental para a melhoria das condições físicas do edifício, dando resposta ao crescimento significativo do movimento de passageiros no Aeroporto de São Jorge, que registou um aumento acumulado de 5% em 2025, face ao período homólogo anterior”, adiantou Paulo Silveira.

O deputado recorda que, após um primeiro concurso público ter ficado deserto, o Governo Regional, liderado pela Coligação PSD/CDS/PPM, lançou a 2 de fevereiro deste ano um novo procedimento para a empreitada. O concurso em curso tem um preço base de cerca de 875 mil euros, superior aos 700 mil euros do anterior, mantendo-se o prazo de execução previsto de 120 dias.

No requerimento dirigido à tutela, Paulo Silveira pretende saber “quando foi identificada a necessidade dessa remodelação e quais os esforços levados a cabo pelo Governo para que a mesma avance”. O parlamentar solicita ainda informações detalhadas sobre “as várias intervenções, no âmbito da remodelação da Aerogare, nomeadamente para a melhoria das instalações sanitárias e do espaço de vendas ao público, em termos de infraestruturas físicas e de equipamentos a instalar”.

O social-democrata quer ainda conhecer “a previsibilidade de execução daquele investimento” e ver esclarecido se, “em paralelo com a remodelação, há também investimentos previstos na melhoria das condições físicas e estruturais do Aeroporto de São Jorge e da mobilidade aérea dos jorgenses”.

Paulo Silveira sublinha que, apesar das melhorias já realizadas no aeródromo, a intervenção na aerogare é essencial para dotar a infraestrutura de condições adequadas ao atual fluxo de passageiros, garantindo mais conforto e funcionalidade aos utilizadores.

© PSD/A | Foto: PSD/A | PE