
A Fase Regional do Corte-Mato Escolar 2025/2026 realiza-se esta sexta-feira, 6 de fevereiro, no Complexo Ambiental da Lagoa das Sete Cidades, em São Miguel. Cerca de uma centena de jovens atletas de 29 escolas do arquipélago irão participar no evento, que será alvo de uma convocatória extraordinária do Conselho Administrativo da Direção Regional da Educação, anunciada ontem.
De acordo com uma nota de imprensa divulgada esta quarta-feira, 04 de fevereiro, pela Secretaria Regional da Cultura e Desporto, a competição reúne representantes das nove ilhas dos Açores. A presença alargada “evidencia um significativo esforço logístico e educativo, que realça a dimensão verdadeiramente regional da iniciativa e a capacidade de mobilização das comunidades educativas em torno de um objetivo comum”, pode ler-se no comunicado.
O evento integra os escalões de Infantis B, Iniciados e Juvenis, nas vertentes regular e adaptada. Esta abrangência, sublinha a nota oficial, “reforça o compromisso do Desporto Escolar Açores com a inclusão e a igualdade de oportunidades, valorizando o percurso de cada aluno”.
Para além da competição, a organização destaca o caráter formativo da prova. “O Corte-Mato Escolar assume-se como um espaço privilegiado de promoção da atividade física e da vivência de valores essenciais como o respeito, a superação pessoal, o espírito de equipa e o fair play“, refere a mesma fonte. O cenário do Parque Natural de São Miguel é apresentado como um valor acrescentado, proporcionando “uma experiência desportiva enriquecedora e um contacto direto com o património natural da Região”.
A Fase Regional é organizada pela Direção Regional da Educação e Administração Educativa, através do seu Núcleo de Saúde e Desporto Escolar, em articulação com a Direção Regional do Desporto. Conta ainda com a colaboração de várias entidades locais e regionais, “reafirmando a importância das parcerias institucionais na promoção do desporto enquanto pilar da formação cívica e da saúde dos jovens açorianos”.
© GRA | Foto: DRD | PE
