CANDIDATURAS AO PRÉMIO INFÂNCIA 2026 JÁ ESTÃO ABERTAS

O BPI e a Fundação ”la Caixa” abriram ontem, 3 de fevereiro, as candidaturas ao Prémio Infância, dando início à edição de 2026 dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa”. A informação consta de uma nota de imprensa divulgada pelas duas entidades.

De acordo com a nota de imprensa, o Prémio Infância dispõe este ano de uma dotação de 1,4 milhões de euros e destina‑se a apoiar projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que trabalhem para quebrar ciclos de pobreza, promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e reforçar o papel da família e da comunidade como eixos de ação socioeducativa. As candidaturas decorrem até 5 de março.

Em 2025, esta iniciativa financiou 40 projetos, beneficiando cerca de 33 mil crianças e jovens. Desde 2019, ano do seu lançamento, o Prémio Infância já atribuiu 7,8 milhões de euros a 234 projetos, alcançando mais de 77 mil menores.

Para apoiar as entidades interessadas, o BPI e a Fundação ”la Caixa” promovem uma sessão de esclarecimento online no dia 5 de fevereiro. Toda a informação necessária ao processo de candidatura está disponível nos sites das duas instituições.

A abertura do Prémio Infância marca também o arranque da edição de 2026 dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa” – Infância, Solidário, Seniores e Capacitar –, que mantêm uma dotação global de 5 milhões de euros. Estes prémios apoiam projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Segundo a mesma nota, em 2025 os quatro prémios financiaram 120 projetos, beneficiando mais de 41 mil pessoas. A seleção das candidaturas decorre em três fases: avaliação técnica, exame complementar por avaliadores voluntários do BPI e decisão final por um júri presidido pelo sociólogo António Barreto.

Desde 2010, no conjunto das 49 edições já realizadas, foram atribuídos mais de 42,3 milhões de euros a 1.288 projetos, apoiando mais de 272 mil pessoas.

Calendário das candidaturas para 2026

  • Infância – Dotação de 1,4 milhões de euros; candidaturas de 3 de fevereiro a 5 de março; sessão de esclarecimento a 5 de fevereiro.
  • Solidário – Dotação de 1,1 milhões de euros; candidaturas de 10 de março a 9 de abril; sessão de esclarecimento a 12 de março.
  • Seniores – Dotação de 1,4 milhões de euros; candidaturas de 14 de abril a 14 de maio; sessão de esclarecimento a 16 de abril.
  • Capacitar – Dotação de 1,1 milhões de euros; candidaturas de 19 de maio a 18 de junho; sessão de esclarecimento a 21 de maio.

A Fundação ”la Caixa”, que iniciou a sua implantação em Portugal em 2018, destinou em 2025 um total de 50 milhões de euros a programas de transformação social, investigação, educação, cultura e desenvolvimento sustentável.

© PE