RECEITAS DE IRC ATINGEM RECORDE DE 83 MILHÕES NOS AÇORES

As receitas de IRC na Região Autónoma dos Açores alcançaram, em 2025, um valor histórico superior a 83 milhões de euros, revelou o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, durante o encerramento do Encontro de Alojamento Local, no Pico.

O Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, presidiu no sábado à sessão de encerramento do Encontro de Alojamento Local, realizado na ilha do Pico, ocasião em que destacou a evolução “positiva” da economia açoriana. A informação foi divulgada ontem, segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026, através de uma nota de imprensa da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública.

Na sua intervenção, o governante sublinhou que as receitas de IRC registadas em 2025 ultrapassaram os 83 milhões de euros, “um valor recorde” que, segundo referiu, representa “quase o dobro do verificado em 2019”, apesar da redução da carga fiscal implementada pelo Governo de coligação PSD/CDS-PP/PPM em 2021.

Para Duarte Freitas, estes resultados “refletem a solidez e o dinamismo da economia açoriana, hoje mais competitiva e com maior capacidade de gerar riqueza”. O Secretário Regional acrescentou ainda que “esta nova dinâmica económica resulta da redução de impostos implementada pelo atual executivo, aliada a uma gestão pública mais responsável, rigorosa e eficiente”.

A presença do governante no encontro, segundo o comunicado, reforçou também a relevância do alojamento local e do turismo enquanto setores estratégicos para o desenvolvimento económico e para a valorização da Região Autónoma dos Açores, sublinhando o papel destas atividades na diversificação e robustecimento da economia regional.

© GRA | Foto: SRFPAP | PE