PS/AÇORES QUESTIONA GOVERNO SOBRE FINANCIAMENTO E ATIVIDADE DA VISIT AZORES

O Grupo Parlamentar do PS/Açores questionou o Governo Regional sobre o plano de atividades e o financiamento público atribuído à Visit Azores – Associação de Turismo dos Açores, entidade responsável pela promoção externa do destino turístico da Região.

De acordo com uma nota de imprensa divulgada no sábado, 30 de janeiro de 2026, pelo PS/Açores, o requerimento apresentado pelos socialistas visa obter esclarecimentos sobre a utilização dos recursos públicos destinados à promoção turística, defendendo que estes devem ser aplicados com rigor, estratégia e total transparência.

Citada na nota de imprensa, a deputada Marlene Damião sublinha que “o turismo é um pilar essencial da economia açoriana e, por isso, os recursos públicos investidos na sua promoção têm de ser usados com rigor, estratégia e total transparência”.

Segundo a parlamentar socialista, a iniciativa surge na sequência das preocupações recentemente manifestadas pela Câmara do Comércio e Indústria dos Açores relativamente à evolução do setor, nomeadamente a quebra no número de hóspedes e de dormidas, o que, no entendimento do PS/Açores, levanta dúvidas quanto à eficácia das opções adotadas na promoção turística da Região.

Marlene Damião acrescenta ainda que a saída total da companhia aérea Ryanair, prevista para o final de março, “representa também mais um duro golpe para a economia regional e expõe as fragilidades da estratégia do Governo na captação e manutenção de ligações aéreas”. Nesse sentido, considera essencial apurar que esforços foram desenvolvidos para assegurar esta operação e que medidas estão a ser tomadas para atrair companhias que assegurem ligações durante todo o ano.

Para o PS/Açores, é igualmente fundamental conhecer as deliberações tomadas em sede de Assembleia Geral da Visit Azores, bem como os planos de atividades para os anos de 2025 e 2026, e ainda o grau de execução física e financeira das ações previstas.

“O que está em causa é garantir que o dinheiro público investido na Visit Azores está alinhado com os interesses da Região, com as necessidades do setor e com uma estratégia clara para atrair mais visitantes e reforçar a sustentabilidade do turismo”, afirmou a deputada, citada na nota de imprensa.

Os socialistas pretendem ainda obter esclarecimentos sobre os contratos-programa celebrados entre o Governo Regional e a Visit Azores, bem como sobre outros contratos financiados por verbas públicas regionais, defendendo que apenas com informação completa é possível assegurar um escrutínio sério e responsável.

“O PS/Açores continua a exercer o seu papel de fiscalização para proteger a economia regional, os postos de trabalho ligados ao turismo e a boa gestão dos recursos públicos”, concluiu Marlene Damião, de acordo com a nota de imprensa.

© PS/A | Foto: PS/A | PE