O Governo dos Açores tem em curso várias candidaturas a apoios ao investimento agrícola, no âmbito dos programas PEPAC e VITIS, com o objetivo de promover a modernização das explorações, apoiar a instalação de jovens agricultores e reforçar a competitividade do setor na Região.
De acordo com uma nota de imprensa divulgada na sexta-feira, 30 de janeiro de 2026, pela Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, estão abertas, no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), as candidaturas ao apoio ao investimento nas explorações agrícolas até ao próximo dia 10 de junho.
Segundo a mesma fonte, este apoio dispõe de uma dotação global de 24 milhões de euros, com taxas de comparticipação que podem atingir os 85%, visando incentivar a modernização e a melhoria da eficiência das explorações agrícolas açorianas.
A nota de imprensa refere ainda que decorrem, até 3 de julho, as candidaturas ao apoio à instalação de jovens agricultores, prevendo um incentivo de 55 mil euros para projetos com dedicação a tempo inteiro e de 15 mil euros para dedicação a tempo parcial. Este apoio conta com um montante global de 2,6 milhões de euros.
No setor vitivinícola, o Governo dos Açores assinala que termina hoje, sexta-feira, 30 de janeiro, o prazo para apresentação de candidaturas ao programa VITIS, que dispõe de uma dotação de dois milhões de euros destinada a investimentos na vitivinicultura regional.
Para além destes apoios, a Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação informa que se encontram igualmente disponíveis incentivos dirigidos ao setor da apicultura e à melhoria genética em bovinos, reforçando o conjunto de instrumentos de apoio ao desenvolvimento e à competitividade do setor agrícola nos Açores, de acordo com a nota de imprensa.
© GRA | PE
