
O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, recebeu em audiência o Delegado do Governo da Catalunha em Portugal, Rui Reis, num encontro em que foram identificadas oportunidades de cooperação em áreas como ciência e tecnologia, investigação e economia azul.
Segundo nota de imprensa da Vice-Presidência do Governo Regional, divulgada na sexta-feira, 30 de janeiro de 2026, a audiência decorreu no Palácio dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo, e permitiu sinalizar “possibilidades imensas na ciência e tecnologia, na investigação, na economia azul, na transferência de conhecimento ou na colaboração com a Universidade dos Açores”.
No encontro foi acordada a realização de uma primeira conferência, previsivelmente ainda durante o primeiro semestre de 2026, nos Açores, dedicada à economia azul, à investigação e à inovação aplicadas a esta área. “Queremos estabelecer com o Governo da Catalunha uma colaboração que seja profícua para as duas regiões”, afirmou Artur Lima, citado na mesma nota.
O Delegado do Governo da Catalunha destacou igualmente as oportunidades de colaboração com os Açores no domínio da transferência de conhecimento e da inovação, com especial enfoque na economia azul, de acordo com a informação oficial.
No âmbito das comemorações do Dia da Europa, o Vice-Presidente endereçou um convite formal ao Delegado e ao Governo da Catalunha para assinalarem a data nos Açores, num ano em que se celebram também os 40 anos da adesão de Portugal e Espanha às então Comunidades Europeias. Em 2026, as comemorações do Dia da Europa terão lugar no ponto mais ocidental da Europa, na Fajã Grande, na ilha das Flores, sublinhando o simbolismo dos limites territoriais da União Europeia.
A audiência resulta de contactos anteriores entre o Governo Regional dos Açores e o Governo da Catalunha, mantidos durante a 53.ª Assembleia-Geral da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa e no Mobile World Congress (MWC) 2025, ambos realizados em Barcelona, refere a nota de imprensa.
Na ocasião do MWC 2025, a Região Autónoma dos Açores aderiu ainda à DETA — Disruptive & Emerging Technology Alliance, iniciativa liderada pelo Governo da Catalunha que reúne governos nacionais e regionais para promover o desenvolvimento nas áreas da Inteligência Artificial, Cibersegurança, Novo Espaço, Direitos Digitais e Tecnologias Quânticas.
© GRA | Foto: VPGRA | PE
