
A Juventude Social‑Democrata dos Açores apresenta no sábado, 31 de janeiro, um livro da sua história, obra comemorativa dos 45 anos da estrutura partidária jovem, segundo nota de imprensa divulgada pelo Gabinete de Imprensa do PSD/Açores.
A Juventude Social‑Democrata dos Açores (JSD/Açores) vai lançar no próximo sábado o livro “JSD/Açores – Uma escola política ao serviço da juventude”, a primeira publicação oficial da organização desde a sua fundação. A informação foi avançada numa nota de imprensa divulgada esta quarta‑feira, 28 de janeiro, pelo Gabinete de Imprensa do PSD/Açores.
Para Luís Raposo, presidente da JSD/Açores, a obra representa “mais um objetivo nosso que é agora alcançado, e que vai estar ao dispor de todos, reunindo contributos de todos os treze líderes da história da JSD na nossa Região”. O dirigente sublinha que o livro reflete o percurso de uma estrutura que, ao longo de 45 anos, tem desempenhado um papel ativo na formação política de jovens açorianos.
Raposo recorda que “Escola, Política, Serviço e Juventude são quatro palavras que definem a JSD/Açores”, lembrando que a organização surgiu informalmente em 1974, aquando da fundação do Partido Social Democrata, realizou o seu primeiro encontro formal em 1978 e celebrou o primeiro congresso regional em 1980.
A iniciativa foi coordenada e concretizada por José Andrade, Diretor do Gabinete de Estudos do PSD/Açores.
O lançamento do livro está marcado para as 18h00, no bar L’Epicure Azores, em Ponta Delgada, e contará com a presença de figuras de destaque do partido. Entre elas, João Bosco Mota Amaral, presidente honorário do PSD/Açores, responsável pelo prefácio, e José Manuel Bolieiro, presidente do partido, autor do posfácio.
Na nota de imprensa, Luís Raposo destaca ainda que, “45 anos depois, a história da JSD/Açores continua a ser cumprida e honrada”, afirmando ser “um grande orgulho tê-la agora em livro, eternizando um trabalho de muitas pessoas e com muito valor, que já ganharam também o seu lugar na história da nossa democracia e mesmo da autonomia da Região”.
O presidente da JSD/Açores acrescenta que a obra pretende ajudar os novos militantes a compreender “toda a dimensão desta nossa estrutura, cujas causas não são um dado adquirido, pelo que o trabalho é contínuo e evolutivo”.
O lançamento assinala, assim, um marco simbólico para a juventude social‑democrata, celebrando o passado e projetando o futuro da organização no panorama político regional.
© PSD/A | Imagem: PSD/A | PE
