GOVERNO DOS AÇORES REFORÇA APOSTA NA CARREIRA MÉDICA COM RECEÇÃO DE NOVOS INTERNOS

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social presidiu, em Ponta Delgada, à cerimónia de receção dos novos médicos internos do Serviço Regional de Saúde, sublinhando o compromisso do Governo dos Açores com a valorização da carreira médica e a sustentabilidade do sistema de saúde regional.

A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, presidiu na sexta-feira, 23 de janeiro, em Ponta Delgada, à cerimónia de receção dos novos médicos internos, assinalando o início de uma nova etapa formativa no Serviço Regional de Saúde (SRS). A informação consta de uma nota de imprensa divulgada no mesmo dia pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social.

“Sintam-se parte integrante do SRS e do nosso sistema de saúde, porque efetivamente precisamos de todos vós”, afirmou Mónica Seidi, dirigindo-se aos novos internos, num momento que, segundo a governante, reafirma o compromisso do Governo dos Açores com a formação, fixação e valorização dos profissionais de saúde.

De acordo com a nota de imprensa, a Secretária Regional sublinhou o esforço “muito significativo” que tem vindo a ser desenvolvido pelo Governo Regional para tornar o SRS mais atrativo e competitivo face a outras regiões do país, através da sua modernização, da aquisição de novos equipamentos e do reforço da componente tecnológica.

Mónica Seidi apelou ainda aos novos médicos para que nunca descurem “o lado mais humanista da carreira médica”, que considerou ser “sem dúvida o mais nobre desta profissão”.

No seu discurso, a governante enumerou várias medidas implementadas pelos governos da coligação PSD/CDS-PP/PPM que considera diferenciadoras, incluindo a valorização dos orientadores de formação. Nesse âmbito, destacou a criação de um suplemento específico gradual de 200 euros mensais, previsto numa nova norma incluída no Orçamento da Região Autónoma dos Açores.

Foi igualmente salientado o impacto do regime de dedicação plena, um modelo regional com condições mais favoráveis do que o regime nacional. Segundo a nota de imprensa, aderiram a este regime 370 dos 436 médicos elegíveis, o que corresponde a uma taxa de adesão de 85%, evidenciando, nas palavras da governante, a atratividade e eficácia da medida.

No plano contratual, Mónica Seidi destacou ainda a assinatura, em 2025, do Acordo de Contrato de Trabalho, que introduziu melhorias como mais tempo para a atividade de orientação de formação, contagem do tempo de serviço durante o período experimental, um regime de férias mais favorável, mais dias anuais de formação, atribuição de jornada contínua à trabalhadora grávida e a redefinição do regime de trabalho noturno.

Relativamente à formação médica, a Secretária Regional sublinhou que, em 2026, a Região Autónoma dos Açores alcançou capacidade formativa em três especialidades: Pediatria e Medicina Física e de Reabilitação, no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, e Medicina de Urgência e Emergência, no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, tendo todas as vagas sido preenchidas.

Segundo Mónica Seidi, a cerimónia de receção dos novos internos reflete a aposta contínua do Governo dos Açores na formação e valorização dos profissionais de saúde, considerados pilares essenciais para a qualidade e sustentabilidade do Serviço Regional de Saúde, conforme refere a nota de imprensa.

© GRA | Foto: SRSSS | PE