ARTUR LIMA INICIA VISITAS AOS CENTROS DE CIÊNCIA PARA REFORÇAR DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NOS AÇORES

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores iniciou uma visita aos Centros de Ciência da Região, defendendo a aproximação da ciência às comunidades e admitindo uma reavaliação dos apoios, num setor que deverá contar com mais de 850 mil euros de investimento em 2026.

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, iniciou uma visita aos Centros de Ciência dos Açores com o objetivo de promover a proximidade institucional e reforçar a divulgação da ciência, tecnologia e inovação na Região, segundo informação divulgada numa nota de imprensa da Vice-Presidência do Governo Regional, divulgada sexta-feira, 23 de janeiro.

“Levar a ciência à comunidade e trazer a comunidade à ciência” é, de acordo com Artur Lima, um desígnio fundamental para o futuro dos Açores, sublinhando o papel destes espaços na promoção da cidadania científica. “Os centros de divulgação da ciência são essenciais para promover a cidadania científica, com impacto direto na educação e na inclusão”, afirmou o governante, citado no comunicado, acrescentando que estes equipamentos podem também desempenhar um papel relevante na captação de turismo.

A visita teve início no Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores e incluiu deslocações ao Expolab – Centro de Ciência Viva, ao Observatório Astronómico de Santana Açores e ao Observatório Microbiano dos Açores. De acordo com a nota de imprensa, a iniciativa visou mapear as necessidades e expectativas destas entidades, reforçando o papel do Governo Regional na promoção e aprofundamento das possibilidades de colaboração existentes.

Artur Lima sublinhou ainda a importância de avaliar de que forma o Governo pode contribuir para potenciar a atividade dos Centros de Ciência, destacando a necessidade de uma aplicação criteriosa dos recursos públicos. Nesse contexto, admitiu que poderá haver “uma reavaliação dos apoios”, com o objetivo de analisar a possibilidade de os Centros de Ciência concorrerem a projetos, adquirindo “’know-how’ e apoio nessa matéria”, bem como apoio para que possam gerar receitas próprias que complementem os financiamentos governamentais.

O Vice-Presidente do executivo regional salientou também que estas entidades científicas “fazem um trabalho extraordinário, dentro dos Açores, em todas as ilhas”, considerando-as igualmente “muito interessantes para gerar fluxos turísticos”, ao diversificarem a oferta disponível para quem visita a Região.

As reuniões realizadas com as direções dos Centros de Ciência serviram para analisar “o melhor caminho para a divulgação da ciência” nos Açores, referiu Artur Lima. O governante destacou ainda o financiamento já atribuído a estas estruturas e recordou que, para 2026, está previsto um investimento superior a 850 mil euros, destinado a assegurar o seu funcionamento eficaz e a realização de atividades em todo o arquipélago, conforme consta da nota de imprensa.

© GRA | Foto: VPGRA | PE