BOLIEIRO E MINISTRO DA EDUCAÇÃO DESTACAM PAPEL ESTRATÉGICO DOS AÇORES NO ESPAÇO E NO MAR

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, e o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, sublinharam segunda‑feira, 12 de janeiro, a relevância crescente da Região nas áreas do espaço, do mar, da ciência e da inovação, durante a passagem do roteiro nacional dedicado a estas matérias pela ilha de Santa Maria, segundo nota de imprensa divulgada pela Presidência do Governo Regional.

A visita integrou a segunda etapa do roteiro de ciência e inovação que teve início na passada sexta‑feira, em São Miguel, e que prosseguiu no Faial. Em Santa Maria, José Manuel Bolieiro destacou o papel central da ilha no setor espacial, justificando-o com a infraestrutura existente e com a estratégia de desenvolvimento que o Governo Regional tem vindo a consolidar.

“Santa Maria é um spot pela capacidade aqui instalada no que diz respeito ao acesso ao espaço e ao retorno de dados, que distribuímos pelo mundo para melhor conhecimento do que se faz no ar, no espaço, na terra e no mar”, afirmou o Presidente do Governo, citado na nota de imprensa.

Bolieiro reforçou que a identidade geográfica do arquipélago, aliada às competências já instaladas, representa “uma oportunidade de valorização nacional e europeia”. Sublinhou ainda que “a capacidade instalada que os Açores têm, junta com a nossa identidade geográfica e oportunidade, é geradora de valor acrescentado geopolítico e geoestratégico ao país”.

O líder do executivo açoriano defendeu a necessidade de investimentos articulados entre diferentes níveis institucionais: “Precisamos todos de fazer investimentos sinergéticos. Não podem ser só as capacidades do investimento público da Região ou do investimento privado dos empresários regionais, mas também no domínio nacional e até europeu.”

Segundo a mesma nota, Bolieiro considerou que o contacto direto do Governo da República com os projetos em curso permitirá consolidar uma visão mais clara sobre o seu alcance. “Estou convencido de que o Senhor Ministro, agora melhor conhecedor destas capacidades, entenderá também melhor o seu potencial, o potencial dos Açores e o potencial de Portugal nos domínios da ciência, da tecnologia e desta nossa geografia, tanto na economia espacial como na economia azul”, afirmou, acrescentando que “os Açores dão dimensão atlântica a Portugal como nenhum outro território do país — mas nós somos o país”.

Fernando Alexandre, por sua vez, reconheceu “a importância crescente” da Região no atual contexto internacional, afirmando que “os Açores hoje são uma Região que, no contexto geopolítico, são ainda mais importantes para Portugal e para a União Europeia”. O Ministro destacou igualmente “a importância que a ciência e a inovação têm para o país”.

A agenda em Santa Maria incluiu visitas à Agência Espacial Portuguesa, ao Teleporto de Santa Maria, à Estação RAEGE – Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais, e ao Centro de Lançamento da Malbusca. A comitiva acompanhou ainda apresentações de projetos na sede da AEP e iniciativas educativas ligadas ao setor espacial, envolvendo a Escola Básica e Secundária Bento Rodrigues.

A visita contou com a presença da Secretária de Estado da Ciência e Inovação, Helena Canhão, do Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, da Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves, e de responsáveis das principais entidades do setor espacial, incluindo a Agência Espacial Portuguesa, a EMA‑Espaço e a RAEGE.

© GRA | Foto: MM | PE