
O Vice‑Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, participou na segunda‑feira, dia 12 de janeiro, na 52.ª Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América, em Lisboa, onde foram discutidos temas estratégicos de cooperação económica, social e militar, segundo nota de imprensa divulgada pela Vice‑Presidência do Governo Regional.
A reunião da Comissão Bilateral Permanente (CBP) centrou-se no reforço das relações entre os dois países, com particular destaque para a Base das Lajes. De acordo com a nota de imprensa, foi sublinhada “a importância desta infraestrutura para a defesa e segurança do Atlântico”, bem como o papel desempenhado pelas forças militares portuguesas e norte‑americanas em missões de busca e salvamento.
No plano laboral, Artur Lima destacou “a proatividade contínua do Governo Regional”, manifestando também o seu agradecimento às entidades dos Estados Unidos e ao Comando da Zona Aérea dos Açores pelo apoio prestado durante o recente shutdown ocorrido nos EUA. A mesma nota refere ainda os investimentos realizados por entidades norte‑americanas nos Açores e o interesse demonstrado em áreas emergentes na Região, como o setor espacial e a construção do porto espacial de Santa Maria.
O Vice‑Presidente sublinhou igualmente “o papel da investigação de excelência realizada na Região na compreensão do meio marinho e do seu impacto nas economias mundiais”, defendendo um reforço da cooperação científica entre as partes.
A sessão terminou com uma referência à ligação de dois cabos de fibra ótica da Google aos Açores, que Artur Lima considerou determinante para “a posição da Região na economia digital global”.
© GRA | Foto: VPGRA | PE
