
O Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, recebeu na passada sexta‑feira o Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e a Secretária de Estado da Ciência e Inovação, Helena Canhão, numa visita oficial à NONAGON e à Universidade dos Açores, centrada no reforço da cooperação em ciência, inovação e desenvolvimento tecnológico, segundo nota de imprensa divulgada ontem pela Vice‑Presidência.
De acordo com a nota de imprensa da Vice‑Presidência do Governo Regional, a comitiva governamental nacional iniciou a visita na NONAGON – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, onde foram apresentados os projetos e iniciativas em curso nas áreas da capacitação tecnológica, desenvolvimento científico e promoção do empreendedorismo na Região Autónoma dos Açores. A deslocação permitiu ainda identificar novas áreas de cooperação entre as partes, com enfoque na ciência e na inovação.
A agenda prosseguiu na Universidade dos Açores, onde os responsáveis participaram na sessão comemorativa dos 50 anos da instituição. Durante a cerimónia, o Vice‑Presidente do Governo Regional destacou a “investigação de excelência da Universidade dos Açores que nos permite galgar horizontes e pensar os próximos anos com ambição”. Artur Lima sublinhou ainda que a academia açoriana, “ao mesmo tempo pilar da autonomia e alicerce da internacionalização dos Açores, continuará a ser absolutamente essencial para navegarmos os desafios que se nos apresentam”.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, referiu, por seu lado, que as intervenções produzidas na sessão demonstram que “é a partir da Universidade dos Açores, como de outras universidades em todo o território nacional, que o desenvolvimento das regiões tem de ser pensado”. O governante abordou igualmente os custos acrescidos da atuação das universidades em contexto de insularidade, anunciando que, em 2027, haverá uma majoração no orçamento das Universidades das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
A visita oficial de Fernando Alexandre e Helena Canhão integra um programa de trabalho dedicado aos domínios da educação, ciência, inovação e desenvolvimento tecnológico, com passagem pelas ilhas de São Miguel, Santa Maria e Faial.
© GRA | Foto: VPGR | PE
