
A Câmara Municipal da Praia da Vitória deu início, na sexta‑feira, às comemorações dos 125 anos do nascimento de Vitorino Nemésio, com a apresentação de um novo livro de ensaios e uma conferência dedicada à obra do escritor praiense.
A Câmara Municipal da Praia da Vitória iniciou, na noite de sexta‑feira, 9 de janeiro, as celebrações do 125.º aniversário do nascimento de Vitorino Nemésio, figura maior da literatura portuguesa do século XX. O arranque oficial das comemorações decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a apresentação do livro Os Sinais da Escrita – Ensaios Nemesianos e com a conferência Sinais da Escrita – a Literatura Nemesiana como Espaço Mural e Território da Humanização do Pensamento. A informação consta de uma nota de imprensa divulgada pela autarquia na sua página oficial.
A obra, apresentada pelo poeta e romancista Henrique Levy e pelo autor, Eduardo Ferraz da Rosa, foi destacada pela presidente da Câmara Municipal, Vânia Ferreira, como “mais um notável contributo tanto para o conhecimento e a divulgação da vida e da obra de Vitorino Nemésio, quanto, igualmente, para a promoção sociocultural e patrimonial da Praia da Vitória”.
Segundo a autarca, a apresentação do livro marca o início de um programa anual dedicado ao escritor. “Ao longo do ano, pretende a Câmara Municipal assinalar com diversos momentos e eventos esta data, continuando a sua estratégia de dinamização e promoção da vida e obra do nosso maior escritor, figura cimeira da Literatura Portuguesa do século XX”, afirmou.

Entre as iniciativas previstas, Vânia Ferreira anunciou também a comemoração dos 70 anos da publicação de Corsário das Ilhas. A autarca explicou que será promovida “uma maratona de pequenos momentos sobre essa obra que, reunindo crónicas de Nemésio no âmbito das suas viagens pelas ilhas, nos transporta para as suas reflexões sobre a cultura, as paisagens e as vivências nestes pedaços de rocha semeados no meio do Atlântico”.
Durante a sessão, a presidente da Câmara renovou o compromisso da autarquia com a valorização do legado nemesiano. “É objetivo cimeiro da Autarquia da Praia da Vitória atualizar e recuperar toda a herança literária, cultural e identitária que nos deixou Vitorino Nemésio, contribuindo assim para o reforço e construção da nossa essência. Assim – acreditamos – estamos a construir futuro”, declarou.
O livro Os Sinais da Escrita – Ensaios Nemesianos, editado pela Letras Lavradas com apoio da Câmara Municipal da Praia da Vitória, reúne ensaios e estudos de Eduardo Ferraz da Rosa, evocando pessoas, instituições, vivências e reflexões críticas, literárias e filosóficas sobre a obra e o pensamento de Vitorino Nemésio.
As comemorações prosseguirão ao longo de 2026, com iniciativas culturais, literárias e educativas dedicadas ao autor praiense.
© CMPV | Fotos: CMPV | PE
