MADALENA REFORÇA APOIO AO PRÉMIO CURTAS E APOSTA NA PROJEÇÃO INTERNACIONAL DO PICO

A Câmara Municipal da Madalena renovou o apoio financeiro ao Prémio Curtas, iniciativa promovida pela MiratecArts e pelos três municípios do Pico, incentivando a produção audiovisual na ilha e reforçando a estratégia de promoção cultural do concelho.

A Câmara Municipal da Madalena voltou a associar‑se à MiratecArts na promoção das artes e da cultura do concelho e da ilha, apoiando financeiramente a segunda edição do Prémio Curtas. A informação foi divulgada numa nota de imprensa publicada hoje na página oficial da autarquia e consultada pelo *Praia Expresso*.

A iniciativa, dinamizada em parceria com os municípios de São Roque e das Lajes do Pico, desafia realizadores e produtores do setor audiovisual a criarem uma curta‑metragem de ficção, com duração entre 7 e 15 minutos, filmada maioritariamente na ilha do Pico.

Para a presidente da Câmara Municipal da Madalena, Catarina Manito, apoiar este tipo de projetos “é reafirmar o compromisso do Município na promoção da cultura artística e na projeção, através das artes, da Madalena e do Pico”. A autarca sublinha que a criação artística desempenha um papel essencial na afirmação cultural e identitária da ilha.

Recordando o impacto da primeira edição do prémio, Catarina Manito destacou o percurso internacional da curta‑metragem vencedora. “Em apenas 11 meses, o “First Date”, de Luís Filipe Borges, vencedor da primeira edição do Prémio Curtas, foi já selecionado por 50 festivais cinematográficos em 16 países, tendo recebido 18 prémios”, afirmou. Para a autarca, estes resultados demonstram que “ao investirmos nestes projetos investimos na promoção da nossa ilha além‑fronteiras, levando a Madalena e o Pico a palcos internacionais, que de outra forma não teríamos possibilidade”.

A segunda edição do Prémio Curtas pretende consolidar este caminho, incentivando novos criadores a explorar a ilha Montanha como cenário e inspiração para produções cinematográficas de pequena duração.

© CMM | Foto: Pedro Silva | PE