SUBSÍDIO SOCIAL DE MOBILIDADE (SSM)

O Sr. Pinto Luz, Ministro das Infraestruturas, tem sido a figura da ordem do dia, com esta trapalhada do SSM! Começou o ano passado, invocando e criando um teto máximo de 600 euros, no direito a reembolso, a todos os Açorianos que queiram viajar para o Continente Português.

Não satisfeito com esta penalização para os conterrâneos dos Açores, lembra-se agora de inventar a obrigatoriedade do açoriano que queira viajar, possuir o comprovativo das suas contas em dia com as Finanças e a Segurança social…

Graças a algumas pressões dos Partidos da oposição e, embora mais suavemente, também da Coligação nos Açores, do Governo Regional da Madeira e quiçá, da proximidade das eleições presidenciais… O Sr. Ministro já veio dizer que será o Estado através da plataforma a identificar os comprovativos da não falta de pagamentos às Finanças e á Segurança Social. Um pouco melhor para os não prevaricadores, mas de qualquer modo, de aparente inconstitucionalidade e injustiça, perante cidadãos insulares, tão portugueses como os de todo o país!

Sim por não, já fui adquirir os comprovativos de que não sou “caloteiro” e tenho as minhas contas em dia, porque pelos vistos para este Ministro “everyday is a new adventure”. Nunca se sabe o que pode vir amanhã, logo, um homem prevenido como se diz na gíria, vale por dois!

Apenas uma última nota para o Sr. Ministro e o Governo de que faz parte. Tomara que o Governo do meu país, fosse tão cumpridor nas suas obrigações, nomeadamente com os fornecedores e as suas Regiões Autónomas, como são os conterrâneos dos Açores e da Madeira!

Fernando Mendonça