MADALENA APOSTA NA REPARAÇÃO DE ELETRODOMÉSTICOS PARA REDUZIR RESÍDUOS

O Município da Madalena promoveu uma formação em reparação de eletrodomésticos, em parceria com a Escola Profissional do Pico, visando prolongar a vida útil dos equipamentos recolhidos e reduzir o encaminhamento precoce de resíduos elétricos e eletrónicos.

De acordo com uma nota de imprensa publicada no portal internet da Câmara Municipal da Madalena, hoje consultada pelo Praia Expresso, a autarquia assumiu a sustentabilidade como prioridade estratégica, passando a encaminhar parte dos monos recolhidos para a Escola Profissional do Pico, onde são utilizados como ferramenta pedagógica.

A iniciativa permitiu aos alunos do Curso Técnico de Instalações Elétricas aprender a reparar pequenas avarias em diversos equipamentos eletrónicos, prolongando a sua vida útil e evitando o seu envio prematuro para os circuitos de resíduos. No âmbito desta ação, o Município promoveu uma formação prática de reparação de eletrodomésticos, reforçando competências técnicas e sensibilizando para a redução dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE’s).

PUB.

No final da formação, dois micro-ondas que teriam como destino o Centro de Processamento de Resíduos foram recuperados pelos estudantes, sob a orientação do professor Arlindo Bettencourt, colocando em prática os conhecimentos adquiridos e contribuindo para a diminuição do desperdício eletrónico.

Segundo a mesma nota de imprensa, o Município da Madalena pretende agora alargar estas oficinas de reparação à comunidade, investindo na educação ambiental. O objetivo passa por prolongar a vida útil dos eletrodomésticos, reduzir o volume de resíduos eletrónicos produzidos na ilha do Pico e diminuir a necessidade de extração de matérias-primas, muitas delas escassas e altamente poluentes no seu processo de exploração.

© CMM | Foto: CMM | PE