ECONOMIA AÇORIANA, SUA FRAGILIDADE E, A MENSAGEM DE NATAL DO PRIMEIRO MINISTRO!

O Presidente da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, Dr. João Teixeira fez o balanço económico deste ano, concluindo que a vida dos Açorianos está pior.

É também minha convicção de que os açorianos estão vivendo um sonho cor de rosa, que se pode tornar num grande negrume, a médio, ou mesmo a curto prazo. O consumo desenfreado que assistimos nos supermercados diariamente, é pura consequência de hábitos adquiridos ao longo dos tempos, mas difíceis de prescindir, nomeadamente no âmbito familiar, efetivamente excessivo que se criou, quiçá pelas expetativas anunciadas. A queda poderá ser grande, se não começarmos a descer com cuidado alguns degraus da frágil escada que construímos em madeira de fraca qualidade, logo de pouca duração futura…

O Dr. Bolieiro, Presidente do Governo regional é um verdadeiro otimista, fazendo crer os açorianos de que está tudo bem! Na sua perspetiva, a economia cresce, o desemprego diminui, os apoios sociais diminuem, por consequência da enorme redução do Rendimento Social de Inserção, o ordenado mínimo vai subir, aproximando-se dos mil euros mensais, cada vez se vive melhor nos Açores! Enquanto isso, a Associação para a Inclusão Social, não tem mãos a medir para dar o apoio às já centenas de pessoas sem abrigo e outros problemas de vária ordem, nomeadamente pelas ruas da cidade de Ponta Delgada.

PUB.

Do mesmo modo, vários economistas de renome, alertam através dos jornais ou redes sociais toda a fragilidade da nossa economia, dependente em grande parte dos fundos europeus e da boa vontade do Governo da República, o qual não nos parece muito interessado em acudir aos problemas dos açorianos, antes pelo contrário, mais se apraz em complicar. Temos como exemplos concretos, as transferências da sua responsabilidade às IPSS e a mais recente proposta de alteração ao subsídio social de mobilidade, imediatamente contestada por alguns Partidos da oposição e pelos governos regionais dos Açores e da Madeira, mas por enquanto sem resultado à vista! Mesmo assim, o Dr. Bolieiro continua otimista e fiel às promessas do seu companheiro e Presidente do Governo da República, Dr. Luís Montenegro, o qual assim continuando, poderá transformar a nossa autonomia num NEGRUME…

O Primeiro Ministro Luís Montenegro, na sua mensagem de natal, foi categórico em afirmar que precisamos todos de ter coragem em reformar. Ele próprio promete as reformas, mas sem nunca falar diretamente da nova lei laboral. Esta sim, que de momento preocupa bastante os portugueses, pelas diversas consequências que lhes pode causar, se implementada nos moldes que foi apresentada aos partidos. Insiste ainda no aumento dos salários, mas sem falar nos mil e seiscentos euros que sugeriu há meses atrás, nem dos que continuam a ganhar um ordenado pouco acima do mínimo e a pagar rendas de mil euros…

Pede-nos por fim, que criemos uma mentalidade á Cristiano Ronaldo, se quisermos desenvolver o país! Mentalidade ganhadora… Mesmo que de algibeiras vazias, sem dinheiro para pagar uma renda de casa, ter uma alimentação minimamente saudável e viver a vida com alguma dignidade a par dos ricos que continuam enriquecendo cada vez mais, neste país à beira mar plantado, que tem como referência um Cristiano Ronaldo, e esconde uma maioria de pobres, cada vez mais pobres…

Fernando Mendonça