GOVERNO GARANTE OPERAÇÃO DO NAVIO DA ETE PORTUGAL EM LEIXÕES COM CARGA PRIORITÁRIA PARA OS AÇORES

O Governo dos Açores assegurou a descarga e a carga do navio da ETE Portugal no Terminal Marítimo de Leixões, esta sexta-feira, 26 de dezembro, garantindo o transporte prioritário de mercadorias para a Região, apesar dos constrangimentos registados nos portos nacionais.

Segundo um comunicado de imprensa divulgado quarta-feira pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, a operação foi assegurada na sequência de “diversas diligências” realizadas junto de várias entidades nacionais, nomeadamente a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e, em particular, junto dos responsáveis do Terminal Marítimo de Leixões.

De acordo com a mesma nota, apesar dos constrangimentos verificados ao nível dos portos nacionais com a implementação do novo sistema aduaneiro português da Autoridade Tributária e Aduaneira, denominado SiMTeM, e veiculados pela Circular n.º 991-25, ficou garantida a carga prioritária do navio com destino aos Açores.

PUB.

O Governo dos Açores congratula-se ainda, no comunicado, com a forma “expedita” como o porto de Leixões respondeu às solicitações da Secretaria Regional, subrememberando a “sensibilidade perante as necessidades específicas da Região”.

A prioridade atribuída à carga destinada aos Açores permitirá, segundo a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, garantir a chegada atempada de mercadorias à Região numa altura particularmente exigente, correspondente à época festiva do ano.

© GRA | PE