A Olhar Poente – Associação Desenvolvimento promoveu, no passado domingo, um evento solidário alusivo à quadra natalícia, que reuniu crianças, famílias e associados no Pavilhão Multissetorial da Ilha Terceira, com o objetivo de apoiar crianças em situação de vulnerabilidade.
Segundo um comunicado de imprensa divulgado ontem, segunda-feira, 22 de dezembro, pela Olhar Poente – Associação Desenvolvimento, a iniciativa decorreu sob o tema “Aldeia dos Sonhos” e convidou os participantes a contribuir com bens essenciais para a Associação “Nascer e Crescer Feliz”, bem como com brinquedos, devidamente embrulhados, no denominado “Cantinho Solidário”.
Os bens angariados serão posteriormente distribuídos por diferentes instituições de cariz social pela equipa da Olhar Poente, com o propósito de proporcionar um Natal de “sonhos” a crianças carenciadas, refere o comunicado.
O evento contou com várias intervenções institucionais, nomeadamente do diretor regional da Educação, Rui Espínola, do vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória, John Branco, da presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Fátima Amorim, da coordenadora de núcleo do Instituto de Ação Social dos Açores, Sandra Salvador, e da presidente da Associação “Nascer e Crescer Feliz”, Ana Gomes. De forma geral, os intervenientes enalteceram o trabalho desenvolvido pela Olhar Poente ao longo dos seus 15 anos de atividade.
PUB.

Estiveram ainda presentes o sargento-ajudante Marco Águas, em representação da Guarda Nacional Republicana, Jéssica Bento, do Centro de Desenvolvimento Infanto-Juvenil dos Açores e do Núcleo de Investigação e Intervenções Terapêuticas Especializadas, os presidentes das juntas de freguesia dos Biscoitos e de São Bartolomeu, Luís Vieira e Cesário Pamplona, respetivamente, o presidente da Assembleia Geral da Olhar Poente, Rafael Rodrigues, bem como os sócios fundadores da associação, Sara Nascimento e Sérgio Nascimento.
Planeada como um momento de convívio entre todos os participantes, a “Aldeia dos Sonhos” incluiu diversos workshops destinados às crianças, a entrada do Pai Natal, a “Dança dos Sonhos”, protagonizada pelas crianças que frequentam as valências de ARTE&CATL, animação musical a cargo de Daniela Martins, Hélder Linhares e Rodrigo Fernandes, e o “Momento dos Desafios”, que encerrou a festa de Natal da instituição.
Na intervenção inicial, a presidente da Olhar Poente, Sandra Serpa, agradeceu a presença de todos, o empenho da equipa da associação e a solidariedade demonstrada, sublinhando que esta é “uma época que nos relembra a importância da família, da partilha, da solidariedade, evidenciada nos rostos das nossas crianças, independentemente das suas idades”. A dirigente deixou ainda uma mensagem de esperança, afirmando que “sonhar é isso: permitir acontecer”, incentivando crianças, jovens, adultos e seniores a sonharem diariamente.
Sandra Serpa concluiu, destacando o papel da Olhar Poente na inclusão social, afirmando: “Estou certa de que hoje, mais uma vez, a Olhar Poente e a vossa solidariedade fará a diferença na vida de muitas crianças.”
De acordo com o comunicado de imprensa, o evento permitiu angariar uma quantidade considerável de bens essenciais, como fraldas, roupa para bebé, cereais, leite e brinquedos, destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social.
© OP | Fotos: OP | PE



