AMBIENTE REFORÇA FROTA COM PICK-UPS ELÉTRICAS NAS NOVE ILHAS

A Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática iniciou a entrega de viaturas pick-up elétricas para reforço da sua frota operacional em todas as ilhas dos Açores, num investimento superior a 730 mil euros integrado no Projeto LIFE IP CLIMAZ, com o objetivo de promover a descarbonização dos transportes da administração pública regional.

Segundo a nota de imprensa divulgada esta sexta-feira, 19 de dezembro, pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, o Secretário Regional com a tutela da pasta, Alonso Miguel, procedeu à entrega de cinco viaturas pick-up elétricas, de um total de nove adquiridas, estando prevista a chegada das restantes quatro já no próximo mês de janeiro.

De acordo com o governante, “trata-se de investimento superior a 730 mil euros, realizado no âmbito de uma ação piloto de promoção da descarbonização dos transportes da administração pública regional, integrada e cofinanciada pelo Projeto LIFE IP CLIMAZ”. Alonso Miguel acrescentou que este investimento permitiu, “de forma inédita”, colocar viaturas elétricas desta tipologia ao serviço da Administração Pública Regional, com a sua alocação aos Serviços de Ambiente e Ação Climática das nove ilhas dos Açores.

O Secretário Regional sublinhou que “a aquisição destas viaturas representa mais um passo concreto rumo à descarbonização da frota automóvel da Administração Pública Regional”, demonstrando que já é possível assegurar serviços operacionais exigentes com soluções tecnológicas mais sustentáveis.

PUB.

As viaturas agora entregues são do modelo FOTON New e-Tuland 2025 PT, com cabine dupla, cinco lugares e quatro portas, destacando-se pela robustez e versatilidade. Dispõem de caixa de carga metálica aberta com um volume útil de um metro cúbico e capacidade de carga até 905 quilogramas, assegurando conforto e funcionalidade às equipas operacionais.

Segundo Alonso Miguel, estão em causa “viaturas totalmente elétricas”, equipadas com motor de 130 kW (177 cv) e bateria de 88,6 kWh, apresentando uma autonomia entre 360 quilómetros em ciclo combinado WLTP e 470 quilómetros em ambiente urbano. O governante salientou ainda que o equipamento de segurança inclui sistemas de ABS, controlo de estabilidade e tração, luzes LED, direção assistida, gancho de reboque e wall boxes para carregamento.

O responsável pela tutela do Ambiente explicou que a utilização de viaturas pick-up é fundamental para departamentos de natureza operacional, permitindo esta iniciativa avaliar, pela primeira vez, o desempenho real de veículos elétricos desta tipologia em contextos exigentes, marcados por topografia acidentada, como aqueles em que operam diariamente os serviços da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática.

Para além do benefício ambiental, a medida contribui para a redução dos custos de operação e manutenção da frota, reforçando a coerência das políticas públicas regionais em matéria de ação climática e transição energética, acrescenta a nota de imprensa.

Alonso Miguel destacou ainda que as novas viaturas dão resposta aos objetivos do projeto LIFE IP CLIMAZ e contribuem para a implementação da medida TM3 do Programa Regional para as Alterações Climáticas dos Açores, que visa promover a descarbonização da frota automóvel na Região Autónoma dos Açores.

O governante recordou que o projeto LIFE IP CLIMAZ, coordenado pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, dispõe de uma dotação global de cerca de 20 milhões de euros, cofinanciados em 60% pela União Europeia, a executar entre 2021 e 2030. No seu âmbito, está também prevista a instalação de 40 postos de carregamento para veículos elétricos, reforçando a rede de infraestruturas públicas.

“Pretendemos que a administração pública dos Açores lidere pelo exemplo, adotando soluções que contribuam para a transição energética, para a neutralidade carbónica e para o desenvolvimento sustentável da Região”, concluiu Alonso Miguel, citado na nota de imprensa.

© GRA | Foto: SRAAC | PE