GOVERNO REGIONAL REFORÇA APOSTA NA CIBERSEGURANÇA DO TECIDO PÚBLICO EMPRESARIAL

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, defendeu quarta-feira, em Angra do Heroísmo, a necessidade de consolidar uma verdadeira cultura de cibersegurança na Região, sublinhando que a transição digital só será eficaz se for acompanhada de investimento contínuo na proteção das infraestruturas, dos serviços públicos e da atividade empresarial.

Artur Lima presidiu à sessão de abertura do evento “Cibersegurança no Tecido Público Empresarial – Table Top Exercise”, que reuniu representantes de entidades regionais ligadas à operação de infraestruturas críticas e de serviços essenciais nos Açores, com o objetivo de reforçar a cooperação institucional, a resiliência e as competências em matéria de cibersegurança, segundo a nota de imprensa divulgada pela Vice-Presidência do Governo Regional.

No seu discurso, o Vice-Presidente enquadrou a iniciativa no atual contexto de “vertiginosa transformação tecnológica”, com impactos diretos “na posição dos Açores no mundo, na competitividade e diversificação económica, na garantia da coesão territorial, e na segurança da atividade empresarial açoriana”. Trata-se, afirmou, de uma “desafiante interseção da política pública, da geopolítica, da tecnologia e da transformação social e económica”, à qual “respondeu o Governo com visão estratégica”.

PUB.

O governante destacou ainda a modernização em curso da Administração Pública Regional, referindo o reforço da segurança e da redundância no processamento de dados, assegurado pelos dois datacenter existentes na Região. Sublinhou igualmente a conclusão, prevista para o próximo ano, do sistema Mobile.Gov, que permitirá o trabalho remoto na Administração Pública, bem como a execução do Sistema de Incentivos à Modernização Administrativa.

“Ao mesmo tempo que se dão largos passos na conectividade, na infraestrutura e na digitalização administrativa nos Açores, investimos continuamente na cibersegurança. Esta é uma dimensão fundamental para salvaguardar e potenciar a atividade do tecido empresarial da Região”, afirmou Artur Lima, citado na nota de imprensa. Para o Vice-Presidente, “a transição digital regional não será efetiva sem uma verdadeira cultura de cibersegurança”.

Nesse sentido, garantiu que “o Governo Regional dos Açores assume um compromisso claro e determinado com a transição digital, lado a lado com os açorianos, com os municípios, com as empresas e com as instituições regionais”. “Só poderemos projetar o nosso futuro garantindo que a digitalização em curso é uma vantagem competitiva e não uma vulnerabilidade. E para estarmos preparados para os desafios do futuro, precisamos de apostar na formação”, acrescentou.

Artur Lima salientou ainda a importância da posição geoestratégica do arquipélago, lembrando que “os Açores continuam a ser fundamentais para garantir a segurança no mundo, mas também se tornam um alvo, exatamente pela velocidade vertiginosa a que as coisas avançam”. Segundo o governante, a realização do evento permite “colher as impressões e sugestões dos presentes, e também potenciar a preparação das diversas entidades representadas”.

O evento integrou a 6.ª edição do Inncyber Innovation Hub e incluiu um exercício prático de treino e simulação em cibersegurança. A iniciativa contou com a presença do Contra-Almirante António Gameiro Marques, do Comandante José Vale de Matos e do Professor Telmo Vieira, Managing Director da Premivalor Consulting, de acordo com a nota de imprensa da Vice-Presidência do Governo Regional.

© GRA | Foto: VPGR | PE