GOVERNO DOS AÇORES LANÇA CAMPANHA SOBRE ACOLHIMENTO FAMILIAR EM PONTA DELGADA

O Governo dos Açores apresenta hoje, quarta-feira, 17 de dezembro, em Ponta Delgada, a campanha “Acolher é Proteger: O Acolhimento Familiar nos Açores”, uma iniciativa que pretende sensibilizar a sociedade açoriana para a importância do acolhimento familiar como medida prioritária de proteção de crianças e jovens.

O Governo dos Açores, através do Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA), promove esta quarta-feira, 17 de dezembro, no Grand Hotel Açores Atlântico, em Ponta Delgada, a apresentação pública da campanha “Acolher é Proteger: O Acolhimento Familiar nos Açores”. A informação consta de uma nota de imprensa divulgada na segunda-feira, 15 de dezembro, pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social.

De acordo com a nota, a iniciativa reúne especialistas nacionais, profissionais das áreas social e da justiça, decisores públicos e testemunhos diretos de famílias de acolhimento, com o objetivo de sensibilizar a sociedade açoriana para a relevância do acolhimento familiar enquanto resposta prioritária para crianças e jovens que, temporariamente, não podem permanecer no seu meio familiar.

A sessão de abertura está agendada para as 09h15 e contará com a presença da Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, do presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, e do presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia.

PUB.

A programação do evento organiza-se em dois grandes painéis temáticos. Durante a manhã, a partir das 10h00, decorre a Mesa I, subordinada ao tema “Todas as Crianças merecem uma História com Colo”, moderada por Conceição Lopes, magistrada do Ministério Público e coordenadora da Comarca dos Açores. Este painel abordará o enquadramento legal, as boas práticas e a perspetiva judicial do acolhimento familiar, contando com a participação de Ana Rita Alfaiate, professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e com as intervenções dos juízes Paulo Guerra e Bruno Bom Ferreira, que analisarão a aplicação da lei nesta medida de proteção.

No período da tarde, a partir das 14h00, tem lugar a Mesa II, intitulada “Acolher é Mudar Histórias”, moderada por Ana Carvalho Melo, jornalista do “Açoriano Oriental”. Este painel centra-se na implementação do acolhimento familiar na Região Autónoma dos Açores, no contributo das entidades parceiras e em experiências concretas no terreno. Estão previstas intervenções da Segurança Social dos Açores (IPRA), por Tânia Diogo, e do Instituto da Segurança Social (IP), por Maria Ivone Monteiro, bem como uma abordagem às boas práticas por Rui Godinho, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O painel inclui ainda o testemunho de uma família de acolhimento.

O programa culmina pelas 16h00 com a apresentação oficial dos vídeos da campanha, seguindo-se a sessão de encerramento, a cargo de Tânia Fonseca, vogal do Conselho Diretivo do ISSA, refere a nota de imprensa.

A participação na iniciativa é gratuita e dirige-se a profissionais, organizações, famílias e ao público em geral, visando a partilha de conhecimento e o esclarecimento de todos os que manifestem interesse em integrar o sistema de acolhimento familiar nos Açores.

© GRA | PE