MAIS DE 380 “CHEQUES-LIVRO” JÁ ATRIBUÍDOS A JOVENS AÇORIANOS

Mais de 380 jovens açorianos com 18 anos já beneficiaram do “Cheque-Livro Açores”, uma medida inédita do Governo Regional que representa um investimento aprovado de 38 mil euros para incentivar a leitura e o reforço de competências através dos livros.

Segundo uma nota de imprensa divulgada esta segunda-feira, 15 de dezembro, pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude, já foram emitidos mais de 380 “Cheques-Livro” para jovens residentes nos Açores com 18 anos de idade, correspondendo a um investimento global aprovado de 38 mil euros e a mais de 390 vendas aprovadas.

Citada na nota, a secretária regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, considera que a adesão à medida tem sido “expressiva”, sublinhando que se trata de uma iniciativa inédita na Região destinada a “estimular os jovens para o reforço do seu portfólio de competências e conhecimentos através da leitura e dos livros impressos”.

PUB.

Cada “Cheque-Livro Açores” tem o valor de 100 euros e destina-se à aquisição de livros físicos em livrarias ou estabelecimentos aderentes com venda de livros. O montante pode ser utilizado em diferentes compras e em vários estabelecimentos, durante o período de um ano a contar da data de emissão.

De acordo com a nota de imprensa, as candidaturas devem ser submetidas no Portal da Juventude, em juventude.azores.gov.pt, entre o dia em que o jovem completa 18 anos e o dia anterior ao 19.º aniversário. O “Cheque-Livro Açores” é atribuído em formato digital, tendo caráter pessoal e intransmissível.

O Governo Regional procede ao reembolso do valor dos livros adquiridos às livrarias, livreiros e restantes estabelecimentos com atividade de venda de livros que adiram à medida e que se encontram identificados no Portal da Juventude dos Açores.

A nota esclarece ainda que os jovens residentes em ilhas sem entidades aderentes podem adquirir livros através de entidades intermediárias, responsáveis pela venda digital e pela expedição dos exemplares. Os custos de envio são suportados diretamente pelo Governo Regional e não são descontados do saldo disponível do beneficiário.

O “Cheque-Livro Açores” integra o pacote “+Jovem”, um conjunto de medidas dirigido aos jovens residentes na Região, do qual fazem parte, entre outras iniciativas, o programa “Regressa a Casa” e a Medida de Valorização Salarial.

© GRA | PE