PROTEÇÃO CIVIL E FORÇAS ARMADAS REFORÇAM COOPERAÇÃO NOS AÇORES

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e o Estado-Maior-General das Forças Armadas, através do Comando Operacional dos Açores (COA), vão formalizar na próxima segunda-feira, 15 de dezembro, um protocolo de cooperação destinado a reforçar a resposta integrada a emergências civis na Região Autónoma dos Açores.

De acordo com um comunicado de imprensa divulgado na sexta-feira, 12 de dezembro, pelo Comando Operacional dos Açores, o protocolo resulta de uma iniciativa conjunta da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, através do SRPCBA, e do Estado-Maior-General das Forças Armadas, por intermédio do COA.

Segundo o comunicado, o acordo tem como objetivo formalizar a colaboração entre o SRPCBA e as Forças Armadas no âmbito do apoio militar a emergências civis, estabelecendo mecanismos de articulação que promovam a interoperabilidade entre estruturas civis e militares, reforçando a capacidade de resposta integrada em situações de emergência na Região.

O documento define ainda linhas de atuação conjuntas nas áreas de comando e controlo, coordenação operacional, formação, exercícios e treinos operacionais, apoio logístico, bem como capacidades de busca, salvamento e vigilância. Está igualmente previsto o recurso a Sistemas Aéreos Não Tripulados, tendo em conta os riscos associados a fenómenos meteorológicos extremos, eventos sismovulcânicos e outras ocorrências de proteção civil.

A assinatura do protocolo está agendada para o dia 15 de dezembro, pelas 11h00, no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada. A cerimónia contará com a presença do presidente do SRPCBA, tenente-coronel Rui Pedro Massa de Andrade, e do comandante operacional dos Açores, tenente-general piloto-aviador César Paulo da Silva Rodrigues, conforme indicado no comunicado de imprensa.

© COA | PE