BLOCO EXIGE PAGAMENTO IMEDIATO DO SUBSÍDIO DE NATAL AOS TRABALHADORES DAS IPSS

O coordenador do Bloco de Esquerda dos Açores, António Lima, defendeu que o Governo Regional deve avançar de imediato com os pagamentos em atraso às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), para garantir o subsídio de Natal a centenas de trabalhadores, argumentando que existe tesouraria disponível no Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA).

Segundo um comunicado de imprensa divulgado no sábado, 13 de dezembro, pelo Bloco de Esquerda dos Açores nas redes sociais, António Lima afirmou que “não é admissível que chegue ao natal e centenas de trabalhadores fiquem sem o subsídio a que têm direito, principalmente quando o dinheiro necessário está na conta do ISSA”.

As declarações foram proferidas no encerramento da quarta edição das Conferências Zuraida Soares, que decorreram na ilha Terceira. No comunicado, o Bloco recorda que o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, reconheceu recentemente, após uma reunião com o ISSA, que o instituto dispõe de tesouraria, embora tenha afirmado estar “de mãos atadas” para resolver a situação.

António Lima contestou essa posição, sublinhando que o Governo Regional já se substituiu, em situações anteriores, ao Governo da República e aos Estados Unidos da América, nomeadamente quando os trabalhadores da Base das Lajes enfrentaram salários em atraso devido ao “shutdown” da administração norte-americana. “Se for preciso darmos uma ajuda, vamos ao Palácio de Santana e ajudamos a desamarrar os braços de José Manuel Bolieiro”, afirmou, citado no comunicado.

O dirigente bloquista considerou que, nesse caso, “o Governo Regional esteve bem, agiu tarde, mas esteve bem”, defendendo que deve agora assumir a mesma atitude, adiantando os valores em falta e acertando posteriormente contas com a República no âmbito da relação financeira entre a Segurança Social e o ISSA. Para António Lima, existe “um problema, que ainda não foi bem explicado, entre o Governo Regional e o Governo da República sobre quem suporta os custos com o setor social nos Açores”, mas frisou que essa disputa “não diz respeito aos trabalhadores”.

No final da sua intervenção, António Lima evocou Zuraida Soares, figura histórica do Bloco de Esquerda nos Açores, afirmando: “Tenho a certeza de que, se estivesse aqui hoje, a Zuraida estaria a dizer o mesmo: que o governo tem de pagar o que deve, porque ninguém pode ficar este natal sem o rendimento a que tem direito”.

O comunicado recorda que as Conferências Zuraida Soares são um encontro anual dedicado ao debate de temas da atualidade, com especial enfoque na Democracia, Liberdade e Direitos Humanos. A edição deste ano incluiu ainda painéis sobre geopolítica, sob o tema “Os Açores, a Europa e a América de Trump”, com intervenções de Armando Mendes e Luís Fazenda, bem como um debate sobre participação cívica juvenil, com a presença de jovens ativistas como Pedro Amaral, Marisa Cota e Daniela Martins.

© BE/A | Foto: BE/A | PE