
O programa REDES – Rede Regional de Voluntariado Jovem, lançado pelo Governo dos Açores, já recebeu mais de 90 candidaturas de jovens residentes no arquipélago, tendo 44 deles sido colocados em projetos de voluntariado regular em diversas áreas sociais e culturais.
De acordo com a nota de imprensa divulgado quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, pela Bloco de Esquerda/Açores, o programa REDES, promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego e executado através da Direção Regional da Juventude, encontra-se em período aberto de candidaturas para jovens e entidades, disponível em juventude.azores.gov.pt.
A totalidade dos jovens já colocados optou por projetos de voluntariado regular, com duração entre três e nove meses, em instituições e associações ligadas à cultura, inclusão social, desporto, ambiente, saúde, prevenção de comportamentos de risco, apoio social a crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência, bem-estar animal, entre outras áreas. Aos participantes é atribuída uma bolsa mensal até 180 euros, podendo atingir um total de 1.620 euros no caso de nove meses de voluntariado.
O programa contempla também uma modalidade de curta duração, com projetos entre um e cinco dias, num total de 25 horas, como ações de requalificação de moradias ou recolha de animais. Nestes casos, os jovens recebem uma bolsa global entre 21 e 75 euros.
Atualmente, estão aprovadas 21 candidaturas de entidades para 31 vagas em projetos de voluntariado regular nas ilhas de São Miguel, Pico, Terceira, Graciosa e São Jorge, e nove candidaturas para 31 vagas em projetos de curta duração em São Miguel, Pico e Terceira.
Destinado a jovens entre os 15 e os 28 anos, o REDES tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências pessoais e técnicas, bem como incentivar uma cidadania ativa e solidária. Podem apresentar projetos associações juvenis e de carácter juvenil, associações de estudantes registadas, entidades públicas, IPSS, clubes desportivos e outras organizações da sociedade civil.
O programa foi anunciado em junho pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, nas Lajes do Pico. Na ocasião, a governante sublinhou que o objetivo é “afirmar a importância do voluntariado para o desenvolvimento e para a formação pessoal, social e cívica dos jovens”, apelando à participação das entidades na criação de projetos que acrescentem valor às instituições e aos jovens.
© GRA | Imagem: SRJHE | PE
