
A Câmara Municipal da Horta anunciou o reforço do apoio ao projeto educativo “Cientista Regressa à Escola”, iniciativa da Native Scientists com o apoio da Embaixada Americana, que tem promovido oficinas de ciência e despertado curiosidade científica entre os alunos do concelho.
Segundo nota de imprensa divulgada na última semana pela Câmara Municipal da Horta nas suas redes sociais, o programa tem como principal objetivo aproximar os estudantes do universo da investigação científica, com especial foco nos alunos do 4.º ano. As atividades são realizadas em várias escolas do município e procuram criar momentos de aprendizagem dinâmica e inspiradora.
Nesta edição, as sessões foram conduzidas pela cientista Beatriz Mano, coordenadora do projeto europeu ecoRoute, dedicado à valorização e conservação do património cultural e natural subaquático dos Açores. Entre 2021 e 2023, a investigadora integrou o projeto IMPACTOR Açores, centrado no estudo dos impactos das atividades humanas na resiliência fisiológica dos corais de água fria, no Instituto de Investigação em Ciências do Mar – Okeanos, da Universidade dos Açores.
PUB.

Beatriz Mano regressou à escola onde estudou na infância, a EB1/JI dos Flamengos, e dinamizou também uma oficina na EB1/JI dos Cedros. Durante as sessões, partilhou com os alunos o seu percurso académico e explicou a sua área de investigação, a Bioquímica, desafiando-os a compreender que “um cientista não é só a pessoa que veste uma bata branca”.
De acordo com a mesma nota, as atividades promovidas no âmbito do projeto têm contribuído para a literacia científica, aproximando os alunos da ciência, do ensino superior e de modelos inspiradores que estudaram nas mesmas escolas. Ao mesmo tempo, evidenciam o trabalho científico desenvolvido na ilha do Faial, reforçando o papel da comunidade escolar na valorização da investigação científica local.
© CMH | Foto: CMH | PE
