
O Banco BPI e a Fundação “la Caixa” anunciaram ontem, quinta-feira, 4 de dezembro de 2025, a atribuição de 1.104.100 euros a 25 projetos sociais destinados a apoiar pessoas com deficiência, doença mental ou outras patologias, bem como as suas famílias, no âmbito da 16.ª edição do Prémio Capacitar.
Segundo a nota de imprensa divulgada pelo Banco BPI e pela Fundação “la Caixa”, os projetos vencedores foram apresentados numa cerimónia realizada no Centro Cultural de Belém. Em média, cada iniciativa receberá 44.164 euros, beneficiando diretamente 1.751 pessoas.
As respostas sociais abrangem áreas prioritárias como habitação adaptada, serviços terapêuticos, desportos adaptados, atividades artísticas e culturais, apoio a cuidadores e promoção e prevenção em saúde. O Prémio Capacitar, criado em 2010, apoia anualmente projetos que promovem o desenvolvimento pessoal e social, a autonomia e a inclusão. Desde a sua criação, já foram distinguidos 360 projetos, com um investimento global de cerca de 12 milhões de euros, beneficiando mais de 53.500 pessoas.
Entre os premiados de 2025 encontram-se instituições de várias regiões do país, incluindo o Agrupamento de Escolas de Águeda (Aveiro), a Associação da Creche de Braga, a APPACDM de Coimbra, a Cercimor de Montemor-o-Novo, a Associação PARA de Leiria, a CERCIOEIRAS de Lisboa, a APPACDM de Elvas, a APPACDM do Porto, a Associação R. INserir de Santarém, a APPDA de Setúbal e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, em Viseu.
No total, os Prémios BPI Fundação “la Caixa” 2025 – que incluem as categorias Infância, Solidário, Seniores e Capacitar – atribuíram cerca de 5 milhões de euros a projetos de instituições privadas sem fins lucrativos, com o objetivo de promover a qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A seleção das candidaturas vencedoras decorreu em três fases: avaliação técnica dos projetos, análise complementar por mais de duas dezenas de avaliadores voluntários do BPI e decisão final por um júri presidido pelo sociólogo António Barreto, que contou ainda com António Seruca Salgado, Carlos Farinha Rodrigues, José Pena do Amaral, Marc Simón e Rafael Chueca.
Desde 2010, os Prémios BPI Fundação “la Caixa” já apoiaram 1.288 projetos, com um investimento superior a 42,3 milhões de euros, beneficiando mais de 272 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A Fundação “la Caixa”, que iniciou a sua atividade em Portugal em 2018 após a integração do BPI no grupo CaixaBank, destina em 2025 um total de 50 milhões de euros a programas de transformação social, investigação científica, educação, cultura e desenvolvimento sustentável.
© BPI/”la Caixa” | Foto: BPI/”la Caixa” | PE
