Os Açores acabam de alcançar a certificação “Ouro Nível II” da EarthCheck como destino turístico sustentável, tornando-se o primeiro arquipélago do mundo a obter este reconhecimento internacional, que reforça a liderança da Região em matéria de sustentabilidade e consolida o seu posicionamento competitivo no mercado turístico.
De acordo com a nota de imprensa divulgada ontem, quinta-feira, 4 de dezembro de 2025, pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, a distinção atribuída pela EarthCheck — organização mundial especializada em certificação e consultoria em sustentabilidade para destinos turísticos e para a indústria do turismo — representa mais um passo na consolidação dos Açores como referência internacional.
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, afirmou que esta conquista “orgulha” a Região e “vem provar que o Governo dos Açores está a trilhar o caminho certo para consolidar o destino”. Recorde-se que, em 2024, os Açores já tinham alcançado a Certificação de Ouro da EarthCheck, após terem obtido anteriormente o Nível IV de Prata.
Segundo a governante, “esta nova conquista vem reforçar a liderança da Região em matéria de sustentabilidade, consistindo num reconhecimento internacional que posiciona os Açores num patamar de excelência”. Berta Cabral acrescentou que a certificação “testemunha o compromisso da Região para com a preservação do património natural e cultural das nove ilhas, reforçando o posicionamento do destino ao conceder-lhe uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes”.
PUB.

A Secretária Regional sublinhou que este processo é “integrado e de melhoria contínua”, exigindo a adoção e monitorização de iniciativas estratégicas alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, incluindo a gestão competente dos recursos naturais, a preservação da cultura e sociedade e a proteção da biodiversidade.
“Os Açores continuarão a trabalhar para manter e aprimorar os padrões de sustentabilidade do destino, com o propósito de preservar a singularidade natural e cultural do território, proteger o bem-estar da comunidade local e beneficiar os visitantes, para que possam experienciar os Açores na sua forma mais autêntica e preservada”, destacou.
A Estrutura de Gestão da Sustentabilidade do Destino Turístico Açores (Açores DMO), sob alçada da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, é a entidade responsável pela gestão da sustentabilidade do destino.
Os Açores são, até ao momento, o primeiro arquipélago no mundo a alcançar esta certificação. Berta Cabral reconheceu, contudo, que o peso crescente do turismo na economia açoriana implica desafios face à pressão turística, mas garantiu que “o posicionamento dos Açores enquanto destino turístico tem-se desenvolvido numa premissa de sustentabilidade”.
“A Região é hoje um exemplo nacional e mundial de como é possível conciliar turismo, conservação da natureza e qualidade de vida. O ímpeto de sustentabilidade também é sentido por parte dos operadores turísticos, que têm acompanhado este esforço coletivo”, concluiu a governante.
© GRA | PE
