NATAL!

Há dias lia um artigo em que se provava, que a data escolhida para a celebração do dia de Natal estava mal contada. Ao longo dos anos foi sofrendo alterações e, só no século V, foi o 25 de Dezembro adotado pelos católicos como o dia do nascimento de Jesus. A mesma data em que os Romanos comemoravam o Deus Sol…

Opiniões que divergem por vários pessoas, estudiosos que se dedicaram a este assunto, mas que para mim, como crente, acabam tendo pouco significado. E digo isto, porque o Natal de Cristo e a mensagem que nos trouxe, deve ser celebrada todos os dias do ano, na paz, na humildade e sobretudo no AMOR ao próximo! Escolheram Dezembro, como podia ter.

sido Janeiro ou até mesmo Outubro/Novembro, meses em que se fazia o pastoreio. Pela dignidade do acontecimento, deve ser-lhe dedicado um dia, mais que não seja para refletirmos sobre a nossa vinda a este mundo, como uma simples caminhada na fé e preparação para a vida eterna!

Diz a história, ou quem sabe, a lenda… Que lhe foi oferecido oiro incenso e mirra. Sendo os segundos de menos importância, está sendo o primeiro “o oiro” usado indiscriminadamente na compra do supérfluo, ou até mesmo do abusivo… Contribuindo assim, para que grande parte das famílias, transformem o Natal numa festa quase pagã! É vermos os nossos supermercados cheios de gente, num consumo desenfreado, satisfazendo vontades por vezes insuportáveis para os seus bolsos, mas que acabam enriquecendo os principais propagadores do paganismo deste evento que são os comerciantes.

Bem hajam estas festas
Na paz, no perdão e na partilha!

Fernando Mendonça