PRESIDENTE DA SATA HOLDING DEMITE-SE; TIAGO SANTOS ASSUME LIDERANÇA A 1 DE JANEIRO

O Presidente do Conselho de Administração da SATA Holding, Rui Coutinho, apresentou a demissão por motivos profissionais, com efeitos a 1 de janeiro de 2026, informou esta terça-feira o Governo Regional dos Açores em nota à imprensa.

De acordo com a nota divulgada hoje pela Presidência do Governo Regional, Rui Coutinho apresentou o seu pedido de demissão por razões profissionais, cessando funções no início do próximo ano. O Executivo açoriano aceitou o pedido, “reconhecendo o trabalho desenvolvido durante o exercício das suas funções e agradecendo o contributo prestado para o cumprimento das metas estabelecidas e para o reforço da estabilidade do Grupo SATA no atual contexto de cumprimento do Plano de Reestruturação”, refere o comunicado.

Para garantir continuidade e estabilidade nos processos em curso, o Governo Regional anunciou a nomeação de Tiago Santos, atual Chief Financial Officer (CFO) do Grupo SATA, para assumir a presidência do Conselho de Administração da SATA Holding. A escolha recai num dirigente já integrado no órgão executivo da empresa e que, segundo o comunicado, é “profundo conhecedor dos mecanismos financeiros, operacionais e estratégicos do Grupo”.

A nota oficial destaca ainda que a nomeação de Tiago Santos tem como objetivo assegurar a execução rigorosa das medidas previstas no Plano de Reestruturação, incluindo a alienação da Azores Airlines e da operação de Handling, bem como a consolidação dos avanços alcançados no processo de recuperação do grupo empresarial.

O Governo Regional dos Açores expressa, no mesmo comunicado, o seu reconhecimento a Rui Coutinho pelos serviços prestados e formula votos de sucesso ao futuro presidente, reiterando confiança na continuidade do trabalho estruturante em curso no Grupo SATA.

© GRA | PE