O Comando Regional da PSP dos Açores deteve 32 pessoas e realizou duas operações de fiscalização rodoviária entre 21 e 27 de novembro, segundo um comunicado à imprensa divulgada esta semana pela polícia.
O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP) dos Açores deteve 32 pessoas no âmbito da atividade operacional regular desenvolvida pelas Divisões Policiais Territoriais e pela Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço. A informação consta de um Comunicado à imprensa enviada esta semana pela PSP ao Praia Expresso.
Segundo o comunicado, a Divisão Policial de Ponta Delgada registou 23 detenções. Entre estas, destaca-se a detenção, em Vila do Porto, de um homem de 46 anos suspeito de violência doméstica contra o cônjuge. Em Ponta Delgada, foram detidas duas pessoas — uma de 25 anos e outra de 44 — pelas suspeitas de crimes relacionados com ofensas à integridade física, incluindo agressões a agentes de autoridade.
Na Ribeira Grande, a PSP deteve um homem de 30 anos por suspeita de tráfico de estupefacientes e outro de 71 anos por ameaça qualificada. Três pessoas, com idades entre os 38 e os 61 anos, foram ainda detidas, nos concelhos de Ponta Delgada e Lagoa, por condução sob influência de álcool.
No mesmo período, foram executados diversos mandados de detenção emitidos pela autoridade judiciária. Entre estes, destaca-se o de um indivíduo detido na Ribeira Grande para cumprimento de 25 anos de prisão por crimes agravados de abuso sexual de crianças, abuso sexual de pessoa incapaz de resistência e pornografia de menores. Outros três detidos, em Ponta Delgada, tinham penas efetivas de 5 anos, 2 anos e 9 meses e 2 anos e 4 meses, por crimes de violência doméstica e crimes contra a propriedade. Foram ainda detidas 11 pessoas para assegurar comparência em diligências processuais nos concelhos de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo e Lagoa.
Na Terceira, a Divisão Policial de Angra do Heroísmo registou sete detenções. Entre estas, a PSP destaca a detenção, na Praia da Vitória, de uma pessoa de 25 anos na posse de 10 doses de cocaína e mais de 188 doses de haxixe, suspeita do crime de tráfico de estupefacientes.
Foram ainda detidas cinco pessoas, com idades entre os 24 e os 57 anos, por condução sem habilitação legal ou sob influência de álcool, nos concelhos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória. Um outro indivíduo foi detido na Praia da Vitória em cumprimento de mandado judicial.
Na ilha do Faial, a Divisão Policial da Horta deteve duas pessoas: um homem de 44 anos, suspeito de condução sob influência de álcool, e um homem de 68 anos, na Madalena do Pico, suspeito do crime de desobediência.
A PSP apreendeu ainda 23,76 gramas de matéria sintética a um homem de 31 anos, na Horta, no contexto de ações de combate ao consumo e tráfico de droga. Foram também realizadas duas operações de fiscalização de velocidade — uma com radar — nos concelhos da Horta e Madalena do Pico, que resultaram na deteção de sete infrações ao Código da Estrada.
Entre 21 e 27 de novembro de 2025, a PSP registou 43 acidentes de viação em toda a Região Autónoma dos Açores, dos quais resultaram cinco feridos, além de danos materiais.
No comunicado, a polícia recomenda que todos os cidadãos ou vítimas comuniquem “no mais curto espaço de tempo” qualquer situação suspeita ou relacionada com práticas ilícitas a uma esquadra da PSP, de forma a permitir uma intervenção rápida e eficaz “em prol de um melhor serviço à comunidade”.
© CR-PSP-A | PE
