
O Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, participou ontem, em Angra do Heroísmo, no lançamento de um ciclo de oficinas criativas de moda sustentável, iniciativa integrada na 16.ª Semana dos Resíduos dos Açores e na 17.ª Semana Europeia da Prevenção de Resíduos.
Segundo a nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, o governante destacou os desafios acrescidos que os Açores enfrentam na gestão de resíduos, devido à localização geográfica, às especificidades arquipelágicas e à exiguidade do território, sublinhando os sobrecustos significativos associados ao transporte, gestão e tratamento.
Alonso Miguel afirmou que “a gestão de resíduos e a promoção da economia circular são matérias prioritárias para o Governo Regional”, apontando como exemplo o projeto INTERREG MAC — TEXTIL: Tecendo um Futuro Sustentável, com uma dotação de cerca de 200 mil euros para implementar medidas nos Açores entre 2025 e 2027. O objetivo passa por impulsionar a economia circular no setor têxtil, reduzir a dependência de importações não sustentáveis e promover a reutilização e reciclagem de resíduos têxteis em toda a Macaronésia.
PUB.

O Secretário Regional explicou que o projeto envolve governos regionais e locais, universidades — incluindo a dos Açores, Las Palmas de Gran Canaria, La Laguna, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe —, centros tecnológicos, organizações da sociedade civil e ONGs, como a AJITER e a Fundação Gaspar Frutuoso, além da Câmara de Comércio e Indústria da Madeira.
No âmbito da 16.ª Semana dos Resíduos dos Açores, arrancou um ciclo de 10 oficinas criativas de moda sustentável, que decorrerão em todas as ilhas e também online. Estas oficinas pretendem demonstrar como resíduos têxteis podem ganhar nova vida, estimulando a criatividade e o espírito crítico dos participantes. “É possível transformar roupas usadas em novos produtos, criar moda sustentável ou simplesmente prolongar a vida de peças de vestuário e acessórios”, afirmou Alonso Miguel.
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, subordinada ao tema “Liga o valor, desliga o resíduo”, decorre entre 22 e 30 de novembro e inclui nos Açores 114 ações de sensibilização, abrangendo áreas como limpeza, reutilização, prevenção, triagem e reciclagem, bem como resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.
De acordo com o comunicado, participam na iniciativa 143 entidades, entre administração pública, autarquias, empresas privadas, operadores de resíduos, escolas, associações ambientais e cidadãos. O Secretário Regional concluiu que estas ações têm como objetivo “sensibilizar para a correta gestão dos resíduos, dar a conhecer os destinos adequados e promover a prevenção e redução na origem, contribuindo para minimizar a produção de resíduos em cada ilha”.
© GRA | Foto: SRAAC | PE
