ALDEIA DE NATAL, OU FEIRA DE NATAL!

Aproxima-se cada vez mais o dia de Natal! Algumas ruas já se enfeitam de luzes, como saudando a vinda do Menino…

Nas zonas centrais das nossas cidades da Ilha Terceira, Praça Francisco Ornelas da Câmara e da Praça Velha, já estão montadas as barraquinhas, às quais intitulam de Aldeias de Natal.

Várias Instituições de solidariedade social e Juntas de Freguesia, são convidadas a assumirem a responsabilidade de as usufruir durante esta data festiva, a fim de na prática, as transformarem em autênticas FEIRAS DE NATAL, na perspetiva de conseguirem alguns lucros para o maneio das suas instituições.

Por outro lado, o comércio tradicional, também não perde a oportunidade de atrair as populações ao mercado, através da entrega de senhas, concedidas de acordo com as compras efetuadas, entusiasmando assim os clientes ao consumo, na perspetiva da obtenção do respetivo prémio de consolação…

Do mesmo modo, também os hipermercados se enchem de gente, abastecendo-se para a consoada, que mesmo mascarada da previsível crise que aparentemente nos trazem os próximos tempos, não deixará de ser de fartura, nomeadamente do tradicional bacalhau e de outras iguarias habituais para esta data festiva.

Nem tudo será paganismo, ou se quisermos, de interesse mais económico do que natalício. Saúdo a iniciativa e colaboração das escolas, trazendo à cidade o cortejo das crianças, desfilando pela rua principal ao lado da figura sempre atrativa do Pai Natal, sorrindo, saltitando, enchendo os espaços de cor e de alegria redobrada, patenteada na figura da vinda do Menino!

Novos tempos, novas eras! Em cada rua que passamos, em cada janela que vislumbramos, brilham resplandecentes algumas dezenas ou centenas de lâmpadas dando encanto à tradicional árvore de Natal, mas quantas vezes despojadas do simbólico Menino Jesus, rodeado por José e Maria e pelos tradicionais animais, seguidos pelos Reis Magos…

Fazer as pessoas acreditarem nestas palavras, que há uns anos escrevia, seria nos dias de hoje, uma autêntica utopia…

Natal, palavra bela! Milagre da criação. Pena que se veja nela… Só fonte de diversão!

FEIRA OU ALDEIA, que seja partilhada com espírito natalício, onde vigore a paz, a partilha, e sobretudo o AMOR ao próximo, não só no presente, mas na continuidade!

Fernando Mendonça