
O vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD/Açores, Luís Raposo, saudou o compromisso do Governo da Coligação PSD/CDS/PPM com os setores da Juventude e da Habitação, sublinhando o reforço de investimentos e metas definidas para 2026, segundo nota de imprensa divulgada ontem pelo partido.
De acordo com o comunicado, Luís Raposo afirmou que o Plano e Orçamento para 2026 contempla “cinco objetivos específicos” na área da Juventude, que passam pelo aumento da participação e intervenção cívica, impulso ao associativismo e voluntariado jovem, promoção do empreendedorismo e iniciativa juvenil, incentivo à mobilidade e reforço da ocupação socioprofissional.
O parlamentar social-democrata destacou que o Governo da Coligação investirá mais de três milhões de euros em medidas destinadas aos jovens, reforçando em 75 mil euros as verbas para associativismo e participação juvenil. “Os jovens açorianos podem ser, fazer e estar em liberdade com a JSD e com o PSD”, afirmou.
Segundo o PSD/Açores, os indicadores de 2025 revelam uma redução de 45% no desemprego jovem, o que corresponde a mais oito mil jovens no ativo, e uma descida contínua da taxa de abandono escolar desde 2020, situando-se agora nos 19%.
Na área da Habitação, Luís Raposo sublinhou que até 31 de agosto de 2026 estarão concluídas 767 respostas habitacionais, “dez vezes mais do que no tempo dos socialistas Vasco Cordeiro e Andreia Cardoso, em menos tempo”. O deputado acrescentou que, só em 2025, o Governo liderado por José Manuel Bolieiro reabilitou 71 casas.
Para o próximo ano, está prevista uma dotação de 66 milhões de euros para Habitação, enquadrada no Plano de Recuperação e Resiliência, reforçando o compromisso da Coligação com a melhoria das condições de vida das famílias açorianas.
© PSD/A | Foto: PSD/A | PE
