O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, assinalou ontem o Dia do Poder Local sublinhando que as freguesias continuam a ser “um dos pilares essenciais da coesão social”, numa mensagem dirigida a todos os presidentes de junta, segundo uma nota de imprensa divulgada pela ALRAA.
Na mensagem enviada às juntas de freguesia da Região, Luís Garcia evocou o simbolismo da data, lembrando que o Dia do Poder Local assinala o nascimento das primeiras juntas de paróquia — antecessoras das atuais juntas de freguesia — criadas nos Açores em 1830. O Presidente do Parlamento regional afirmou ser motivo de “legítimo orgulho” que a Região tenha sido “o berço de um momento determinante na organização do Poder Local em Portugal”, de acordo com a nota de imprensa da Assembleia Legislativa.
No mesmo comunicado, o Presidente da ALRAA destacou que a celebração assume este ano “um significado especial”, uma vez que os autarcas tomaram recentemente posse. Deixou, por isso, uma mensagem de “felicitação e de confiança” aos novos eleitos, frisando o “papel insubstituível” que desempenham no contacto direto com as populações e na capacidade de resposta às suas necessidades mais imediatas.
Luís Garcia reforçou ainda que “a Democracia vive de muitas formas, mas respira, sobretudo, pela ação diária das freguesias”, apelando a que o Dia do Poder Local seja encarado como “um momento de reflexão, inspiração e renovação do compromisso com o serviço público”.
O Presidente da Assembleia Legislativa concluiu reafirmando o reconhecimento da instituição pelo trabalho desenvolvido em todas as freguesias da Região, sublinhando a importância das autarquias locais para a vitalidade democrática e para o exercício pleno da Autonomia açoriana.
© ALRAA | PE
