GOVERNO DOS AÇORES PEDE PROLONGAMENTO DA DECISÃO SOBRE A SATA E RECEBE PROPOSTA PARA COMPRA DA AZORES AIRLINES

O Governo dos Açores solicitou à Comissão Europeia a prorrogação, até 31 de dezembro de 2026, da decisão relativa à reestruturação do Grupo SATA, ao mesmo tempo que recebeu uma proposta formal de aquisição da Azores Airlines, segundo uma nota de imprensa divulgada esta terça-feira pela Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública.

De acordo com a nota de imprensa da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, o Executivo açoriano pediu à Comissão Europeia que prolongue até 31 de dezembro de 2026 a decisão associada ao processo de reestruturação do Grupo SATA. A extensão do prazo, justifica o Governo Regional, é necessária “tendo em conta a resposta do mercado e complexidade do processo”, permitindo “garantir a conclusão das medidas previstas no Plano de Reestruturação e assegurar a estabilidade operacional e financeira do grupo”.

O documento oficial acrescenta que foi já entregue uma proposta formal para a aquisição da Azores Airlines, manifestando o interesse de investidores privados na transportadora aérea açoriana. A proposta encontra-se atualmente em fase de análise pelo júri responsável, reforçando, segundo o Executivo, “a confiança no trabalho desenvolvido no âmbito da sua reestruturação”.

Outro dos avanços destacados pelo Governo Regional prende-se com a fase final do processo de autonomização da área de handling, que dará origem à nova empresa SATA Handling, passo considerado essencial para a posterior alienação desta unidade de negócio, tal como previsto no Plano de Reestruturação aprovado por Bruxelas.

A tutela sublinha que estes desenvolvimentos representam “avanços decisivos” na concretização do compromisso assumido pelo Governo dos Açores de assegurar a sustentabilidade do Grupo SATA, proteger a sua missão de coesão e continuidade territorial e promover a competitividade do setor da aviação regional.

Na mesma nota, o Executivo regional reafirma que continuará a trabalhar “com transparência e determinação” para garantir o cumprimento integral do Plano de Reestruturação, salvaguardando simultaneamente “os interesses da Região Autónoma dos Açores e de todos os seus cidadãos”.

© GRA | Foto: Isaac Struna | PE

PUB.