Os Açores vão integrar a maior contribuição de sempre de Portugal para a Agência Espacial Europeia (ESA), com destaque para o projeto “Space Rider”, cujo regresso à Terra terá lugar na ilha de Santa Maria, segundo nota de imprensa divulgada ontem pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades.
Portugal prepara-se para investir 204,8 milhões de euros no setor espacial entre 2026 e 2030, no âmbito da sua participação na ESA. Uma das missões financiadas é o “Space Rider”, veículo espacial reutilizável destinado a experiências científicas em microgravidade e ao teste de tecnologias de apoio a outras missões. O local de retorno será em Santa Maria, ilha que passa a assumir um papel central na estratégia nacional e europeia para o espaço, conforme detalha a nota de imprensa da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades.
De acordo com o Secretário Regional Paulo Estêvão, que tutela a área do espaço, “os anos de 2026 e de 2027 são decisivos para este setor e os Açores vão afirmar-se definitivamente na matéria espacial”. O governante revelou que a contribuição regional ascende a três milhões de euros, equivalente a 1,5% do esforço nacional, abrangendo áreas como Ciência e Inovação, Defesa, Economia, Infraestruturas e Ambiente.
A infraestrutura prevista para Santa Maria incluirá um centro de controlo de aterragem e uma plataforma de processamento e análise de cargas úteis, equipada com instalações e competências altamente especializadas. Para Paulo Estêvão, trata-se de um “setor estratégico e determinante” para os Açores, sublinhando os contactos permanentes entre o Governo Regional — com envolvimento direto do Presidente do Governo — e o Governo da República.
Além do “Space Rider”, o desenvolvimento do setor espacial nos Açores contempla ainda lançamentos suborbitais e, posteriormente, orbitais, que abrirão caminho ao futuro lançamento de satélites a partir da região.
O anúncio foi feito na véspera do Conselho Ministerial da ESA, que decorre esta quarta e quinta-feira em Bremen, Alemanha, reunindo os 23 Estados-Membros da Agência, países associados e a Comissão Europeia.
© GRA | PE
