HSEIT PREVÊ INVESTIMENTO DE TRÊS MILHÕES EM NOVOS EQUIPAMENTOS EM 2026

O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) terá, no próximo ano, um investimento superior a três milhões de euros destinado à aquisição de 24 novos equipamentos, anunciou a Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, em nota de imprensa divulgada esta sexta-feira.

A informação foi avançada pela tutela após uma reunião realizada na quinta-feira entre a secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, e o Conselho de Administração do HSEIT, presidido por Paulo Diz, para avaliação dos procedimentos em curso no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A governante sublinhou que a recente reprogramação do PRR veio atribuir “uma verba muito elevada” à unidade hospitalar.

Segundo a nota de imprensa, Mónica Seidi destacou que “o investimento tem sido muito significativo, atendendo à possibilidade de novas aquisições que substituem equipamentos completamente obsoletos”, acrescentando que o objetivo passa por “proporcionar mais e melhores condições de prática profissional aos nossos profissionais, bem como melhores cuidados de saúde aos nossos utentes”.

O montante previsto para 2026 ultrapassa os três milhões de euros e contempla 24 equipamentos, dos quais seis — avaliados em cerca de 200 mil euros — já foram adjudicados. Entre as aquisições programadas, a titular da pasta da Saúde referiu um novo mamógrafo, uma torre de laparoscopia 3D, vários ecógrafos, um equipamento de sequenciação genética e um sistema de litotrícia extracorporal.

A governante frisou ainda que o Executivo PSD/CDS-PP/PPM “tem feito um esforço muito significativo na aquisição de equipamentos hospitalares”, investimento que, até ao final de 2024, totalizava 18 milhões de euros.

© GRA | PE